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PROFESSORES
DO XINGU QUEREM QUE O MEC
DÊ OPORTUNIDADE AO FINANCIAMENTO PARA
EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003
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Professores do Xingu
querem que o MEC dê continuidade ao financiamento
do curso de formação
Reivindicam ainda apoio para a impressão
de livros didáticos e o cumprimento da legislação
que garante atendimento diferenciado às escolas
indígenas.
Os professores do
Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso,
reunidos no 18º Curso de Formação
de Professores, promovido pelo Instituto Socioambiental
de 05/05 a 01/06/03, redigiram cartas endereçadas
ao Ministro da Educação (MEC), Cristovam
Buarque e à Secretária de Ensino Fundamental
do MEC. Nas cartas, eles reivindicam apoio ao curso
de formação e impressão de
livros didáticos, assim como o cumprimento
da legislação que garante o atendimento
diferenciado às escolas indígenas,
tanto do ponto de vista administrativo quanto na
realização do censo escolar.
Também escreveram ao Secretário de
Estado de Educação de Mato Grosso,
Gabriel Neves Novis, reivindicando o pagamento de
salários atrasados, a construção
de escolas e o repasse dos recursos para aquisição
de materiais escolares. Os professores apontam ainda
os problemas que enfrentaram em 2003 com a exigência
de realização de convênios das
escolas com o Estado, o que resultou em uma dívida
de R$2.300,00 com serviços de contador, para
obter as certidões necessárias.
Fonte: Instituto Sócio Ambiental
(www.socioambiental.org.br)
Marcos Pereira Rufino