Panorama
 
 
 

PROFESSORES DO XINGU QUEREM QUE O MEC
DÊ OPORTUNIDADE AO FINANCIAMENTO PARA EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003

Professores do Xingu querem que o MEC dê continuidade ao financiamento do curso de formação
Reivindicam ainda apoio para a impressão de livros didáticos e o cumprimento da legislação que garante atendimento diferenciado às escolas indígenas.

Os professores do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, reunidos no 18º Curso de Formação de Professores, promovido pelo Instituto Socioambiental de 05/05 a 01/06/03, redigiram cartas endereçadas ao Ministro da Educação (MEC), Cristovam Buarque e à Secretária de Ensino Fundamental do MEC. Nas cartas, eles reivindicam apoio ao curso de formação e impressão de livros didáticos, assim como o cumprimento da legislação que garante o atendimento diferenciado às escolas indígenas, tanto do ponto de vista administrativo quanto na realização do censo escolar.
Também escreveram ao Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Gabriel Neves Novis, reivindicando o pagamento de salários atrasados, a construção de escolas e o repasse dos recursos para aquisição de materiais escolares. Os professores apontam ainda os problemas que enfrentaram em 2003 com a exigência de realização de convênios das escolas com o Estado, o que resultou em uma dívida de R$2.300,00 com serviços de contador, para obter as certidões necessárias.

Fonte: Instituto Sócio Ambiental (www.socioambiental.org.br)
Marcos Pereira Rufino

 
 
 
 

 

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