Panorama
 
 
 

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR
COMEÇA EM SUMARÉ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003


A microbacia do Córrego Taquara Branca é responsável pelo abastecimento de água de parte expressiva dos 202 mil habitantes do Município de Sumaré. No entanto, apesar de sua importância, as áreas marginais aos corpos
d’água, inclusive a Represa do Horto, onde se localiza o ponto de captação de água, encontram-se desprovidas de vegetação, o que as torna vulneráveis ao assoreamento e à poluição. É por este motivo que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado escolheu o local para desenvolver o projeto-piloto do Programa de Recuperação de Matas Ciliares, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 17 (terça-feira), às 10 horas, no Horto Florestal de Sumaré, com a presença dos secretários estaduais do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, além do prefeito local, Antônio Dirceu Dalben. Segundo o secretário José Goldemberg, “as matas ciliares protegem a água e o solo, reduzem o assoreamento dos rios e o aporte de poluentes, funcionando ainda como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura”. Essa preocupação se justifica, pois as estimativas revelam que aproximadamente um milhão de hectares em áreas adjacentes aos rios, lagos e represas, em todo o Estado, já não possuem mata ciliar.
O projeto-piloto prevê o reflorestamento de cerca de 15 hectares que, desde 1989, já não apresentavam cobertura vegetal. O processo de recuperação prevê o plantio de 30 mil mudas no primeiro ano, utilizando 89 espécies arbóreas nativas diferentes, das quais 13 se encontram sob ameaça de extinção. A estratégia adotada é de envolver os proprietários rurais, utilizando a mão-de-obra dos próprios agricultores na manutenção das florestas em formação. Levantamento da Secretaria do Meio Ambiente aponta a existência de 81 propriedades rurais na área, sendo apenas uma de grande porte, enquanto 17 se classificam como médias e 63 como pequenas, sem capacidade de investimento na recuperação das matas ciliares. O objetivo do projeto, além da recuperação ambiental, é também de oferecer oportunidade de renda adicional e qualificação profissional aos pequenos agricultores, que poderão atuar na produção de mudas e prestação de serviços de implantação florestal. Para o êxito do projeto, buscou-se, além do envolvimento da comunidade, estabelecer uma parceria efetiva com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado que, por intermédio da Coordenadoria de
Assistência Técnica Integral - CATI, já desenvolve o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas utilizando a área como modelo para demonstração. A integração dos dois projetos, claramente complementares, permitirá a maximização dos resultados em benefício das condições ambientais. A Prefeitura de Sumaré também está apoiando a iniciativa desenvolvendo trabalhos relacionados à gestão ambiental, organização e conscientização de produtores rurais e da comunidade, que favorecem a implantação do projeto.
Fotos: José Jorge Neto

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.