Panorama
 
 
 

BAHIA REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Salvador (BA) - Brasil
Novembro de 2003

Com 2.883 pessoas inscritas, a pré-conferência da Bahia foi a maior das 24 realizadas até o momento. Durante dois dias, representantes de diversos segmentos discutiram as questões ambientais que afetam o estado e formularam as propostas a serem incorporadas ao documento final da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será em Brasília nos dias 28 a 30 de novembro.
Foram eleitos 50 delegados dos segmentos de ONG’s socioambientais (9), trabalhadores (10), movimentos sociais (8), poder público (11), juventude (4), empresários (4), e instituições de ensino superior (4) que irão a Brasília no fim do mês. A pré-conferência, realizada no Centro de Convenções da Bahia conclui o processo de mobilização da sociedade que foi marcado no estado pela realização de 11 plenárias regionais das quais participaram cerca de 2 mil pessoas.
O número de inscritos superou as expectativas e segundo o gerente executivo do Ibama da Bahia, Júlio Rocha significou o resultado de um trabalho construído coletivamente. "Este foi o nosso maior saldo, pois só o poder público não seria capaz de fazer tudo sozinho", disse. Para a realização da pré-conferência foi formada uma comissão organizadora com membros de todos os segmentos organizados da sociedade.
Propostas - Os participantes da pré-conferência da Bahia pediram moratória para o desmatamento no cerrado e caatinga pelo prazo de cinco anos para que sejam feitos estudos sobre a biodiversidade desses biomas bem como a não-exploração da Mata Atlântica. Também foram ratificadas posições como a de não-liberação dos transgênicos, não-transposição do Rio São Francisco e incentivos às formas renováveis de energia.
O coordenador executivo do Gambá, Renato Cunha, destacou também a aprovação de propostas que recomendaram a implantação efetiva dos conselhos municipais de meio ambiente, a participação da sociedade na elaboração dos planos diretores urbanos e a transversalidade da educação ambiental. Essas e outras propostas constarão do documento final que será encaminhado para a coordenação da Conferência Nacional e estará disponível, a partir do dia 09/11 no site www.preconferencia.kit.net, segundo informou o chefe de gabinete do Ibama, Renan Brandão.
Interlocução ampliada - Para o assessor técnico do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Délcio Rodrigues, a diversidade de segmentos que se mobilizaram para a pré-conferência da Bahia aponta para novos canais de interlocução com a sociedade. "O próximo desafio será o de dar continuidade à interlocução do governo com todos os segmentos e garantir o controle social, que a partir de agora estará mais ampliado", disse.
O gerente executivo de Eunápolis, José Augusto Tosato, destacou a presença de agricultores, sindicalistas e microempresários representantes de setores que normalmente não participam da discussão da temática ambiental. "Esta foi, sem dúvida a maior construção coletiva que o estado já viu", disse ele.
Para o superintendente de políticas ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh, Emanuel Mendonça, os números finais representam o resultado da mobilização. Ele destacou o apoio do governo do estado para a realização da pré-conferência com a franquia de 15 ônibus para trazer pessoas do interior do estado e de 900 acomodações em Salvador, além da cessão do espaço do Centro de Convenções da Bahia.
O superintendente informou que o governo espera contar com mobilização semelhante para articular a elaboração do plano estadual de Meio Ambiente e que as propostas que saíram da pré- conferência serão levadas em conta neste processo. Outra contribuição da conferência será, segundo Emanuel, na criação de uma rede de educação ambiental. "Esta é uma diretriz do governo federal através dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação que será articulada em conjunto com os órgãos estaduais com a participação da sociedade", disse.
Jovens - Foi marcante a participação de jovens e crianças na pré-conferência da Bahia. Cerca de 200 estavam presentes e elegeram quatro representantes para irem à Conferência Nacional. A mobilização de jovens e crianças foi feita por um grupo de 22 jovens de Salvador e Região Metropolitana que formaram o Conselho de Jovens da Bahia.
Com apoio do Ibama, o conselho promoveu um treinamento para a preparação de 40 jovens do interior e 20 de Salvador para participarem da pré-conferência, sendo dois deste grupo escolhidos como delegados. O conselho atuou também na mobilização das 3388 escolas de 5ª a 8ª série do estado para a realização de conferências estudantis. Foram realizadas 2000 conferências e encaminhadas propostas para o MMA. Dessas, 14 foram escolhidas para serem apresentadas em Brasília pelas crianças escolhidas nas escolas.
Criado por proposição do MMA, o conselho, segundo a estudante, Camila Godinho, continuará trabalhando depois da conferência nacional. "O conselho ultrapassou os limites da Região Metropolitana e já tem integrantes em 38 municípios e está aberto à participação".

conselhodejovensdabahia@yahoo.com.br
(texto retirado do Jornal Digital da UMA - Universidade Livre da Mata Atlântica e WWI - Worldwatch Institute. Site http://www.wwiuma.org.br, onde pode ser feito o cadastro para receber o boletim por e-mail.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.