Panorama
 
 
 

CINCO MIL INVADEM TERRA INDÍGENA EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003

Uma invasão em massa à terra indígena Uru-eu-wau-wau, localizada no município de Montenegro, região de Ariquemes, em Rondônia, colocou em estado de alerta os 300 índios que vivem na área.

A invasão aconteceu no último dia 20 de abril e contou com três mil pessoas. Hoje, já com cinco mil pessoas vivendo no local, a desintrusão dos invasores tornou-se ainda mais difícil. Além do número crescente de invasores, existe mais um agravante para solução do caso, as autoridades locais dizem que o grupo, que se intitula Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia, está fortemente armado.
Em decorrência dos fatos acontecidos, na última sexta-feira, Martim Mund, funcionário do IBAMA, e sua esposa, a ex-juíza classista do TRT/AC, Marines Aut, foram presos acusados de liderar a invasão a mando e com financiamento de um grupo de comerciantes, empresários, madeireiros e fazendeiros da região de Ariquemes e Monte Negro. Também incriminado judicialmente, o grileiro José Domingos está foragido.
A senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, em pronunciamento denunciou "a prática sistemática, criminosa, de invasão de áreas indígenas". Em sua opinião, é preciso que sejam tomadas providências urgentes contra as invasões e o comércio ilegal de venda de terras.
Nos últimos anos, as invasões da terra indígena Uru-eu-wau-wau têm sido constantes, porém nenhuma outra teve tamanha gravidade. O grande número de invasores coloca em risco a sobrevivência desse povo de recente contato.
É importante lembrar o acordo firmado entre os povos indígenas de Rondônia e o Movimento Sem Terra local, assumindo o compromisso de respeitar os territórios indígenas e colaborar para que não aconteçam invasões como esta.
Portanto, como pedem as organizações indígenas de Rondônia e Amazônia, é fundamental uma ação imediata do governo federal na retirada e proteção desta terra indígena.

Fonte: Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.