Panorama
 
 
 

CARRANCA PERCORRERÁ O BRASIL
PARA DIVULGAR CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2003

Uma carranca, medindo cerca de 5,2 metros de altura e esculpida no tronco de uma velha jaqueira pelo artista plástico Flávio Mota, já é um dos símbolos da mobilização para a Conferência Nacional do Meio Ambiente. A escultura que representa a campanha Carranca Águas Doces percorrerá, inicialmente, todos os municípios da Bahia que realizarem as plenárias regionais. A primeira cidade a receber a carranca será Juazeiro, às margens do rio São Francisco, no dia 18, quando será realizado um ato ecumênico, seguido de uma variada programação cultural.
O objetivo da campanha Carranca Águas Doces é chamar a atenção de autoridades e sociedade para a urgência de se reconstituir as matas ciliares e despoluir as águas. Para isso, os organizadores planejam viajar com a carranca não só no estado da Bahia, mas pelo Brasil. Em cada parada nesse trajeto, as comunidades serão incentivadas a recolher amostras de águas utilizadas para uso e consumo local. Essas amostras serão analisadas em um laboratório móvel que será cedido pelo Ibama BA (Ibama móvel). A escultura também estará presente na Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília.

Pré-Conferências

A Pré-Conferência Nacional do Mato Grosso reuniu ontem mais de 1.500 pessoas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, representante da ministra no evento, o desafio que se coloca para governo e sociedade é a mudança do padrão de desenvolvimento, ou _não-desenvolvimento_, que vigora há décadas no Brasil. Para o secretário, a realização da Conferência atesta a vontade governamental de trabalhar em parceria com a sociedade para superar esse desafio. "Cada cidadão e cidadã terão direito a voto para manifestar o que querem para o país na área ambiental", declarou.
A ministra Marina Silva participou, no Acre, da Pré-Conferência Nacional que terminou ontem, e participará do encontro de Maceió (AL), que começa na sexta-feira. O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, abre a conferência do Distrito Federal amanhã e a do Ceará, na sexta-feira, em Fortaleza. Ainda no final de semana, Gilney Viana, secretário de Desenvolvimento Sustentável, estará em Macapá, para o encontro do Amapá.

Fonte: Ministéirio do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.