Panorama
 
 
 

GREENPEACE COMEMORA
PROIBIÇÃO DE TRANSGÊNICOS NO PARANÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2003

O Greenpeace recebeu com bons olhos a notícia da aprovação de uma lei estadual no Paraná que proíbe o plantio, a comercialização e a industrialização de soja transgênica em todo o território do Estado. A lei, aprovada ontem (14/10) pela Assembléia Legislativa, também proíbe a utilização dos portos paranaenses na importação ou exportação de produtos com organismos geneticamente modificados (OGMs).
"A Assembléia votou com o Paraná. É isso o que todos esperávamos. Livres dos transgênicos estaremos também livres daqueles que pretendiam, e ainda pretendem, submeter os nossos agricultores à armadilha da semente transgênica", afirmou Roberto Requião, governador do Paraná, que é atualmente o segundo maior Estado produtor de soja no Brasil.
Apesar da Medida Provisória 131 (25/09) liberar o plantio de soja transgênica na safra de 2003/2004 para os produtores que já possuíam sementes geneticamente modificadas, os Estados podem, se acharem conveniente, criar medidas mais restritivas que a legislação federal.
"Como eu disse repetidas vezes, não se trata de uma postura fundamentalista, nem de intransigência. Pesam, também, fortes razões comerciais", explicou Requião. Para o governador, na medida em que o mundo todo souber que o Paraná está livre da soja transgênica, as possibilidades do produto paranaense no mercado internacional crescerão.
"Essa é a tendência para todo o Brasil, na verdade. O Greenpeace vem alertando sobre isso já há algum tempo", disse Gabriela Vuolo, assessora da campanha de engenharia genética do Greenpeace. "Em 2002, lançamos um relatório que evidencia as vantagens comparativas da soja não transgênica no mercado internacional. Esperamos que o governo federal preste atenção no exemplo que vem do Paraná e pense nos benefícios ambientais, sociais e econômicos de manter o Brasil livre de transgênicos".

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.