Panorama
 
 
 

GREENPEACE LANÇA CAMPANHA DE CONSUMIDORES
NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Outubro de 2003

Entidade ambientalista lança nova campanha para envolver consumidores na luta por um Brasil livre de transgênicos

O Greenpeace realizou hoje, Dia Mundial da Alimentação, uma manifestação em um supermercado em Brasília, na qual rotulou diversos produtos da lista vermelha de seu “Guia do Consumidor - lista de produtos com ou sem transgênicos”. Além disso, os ativistas do Greenpeace também devolveram produtos que podem ter sido fabricados com matéria-prima geneticamente modificada, justificando que não querem consumir transgênicos.
A atividade, que contou com a presença dos deputados federais Edson Duarte (PV-BA) e João Alfredo (PT-CE), marcou o lançamento da nova campanha do Greenpeace.
Por meio dela, consumidores de todo o Brasil poderão participar e fazer a sua parte para que o Brasil continue sendo um país livre de transgênicos.
“O intuito dessa nova campanha é oferecer ferramentas para que qualquer cidadão possa expressar sua indignação pela liberação provisória do plantio de transgênicos no país e dizer que não quer consumir transgênicos” (1),
disse Tatiana Carvalho, coordenadora da Campanha de Consumidores do Greenpeace.
A nova campanha da organização, cujo slogan é “Transgênicos: não engulo essa!”, visitará capitais de vários Estados brasileiros para a realização de atividades, palestras e a promoção do site Consumidores em ação.
Este novo site possui informações básicas sobre o assunto e propostas de atividades que os consumidores podem realizar para contribuir com a campanha. Entre as cidades a serem visitadas, estão Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
“No momento em que o governo brasileiro está discutindo um novo projeto de lei para regulamentar a questão de biossegurança, é fundamental que a população participe deste debate, demonstrando a sua preocupação com a preservação do meio ambiente e a segurança alimentar”, afirmou Tatiana.O Guia do Consumidor (2), que já está em sua terceira edição e conta com 27 empresas na lista verde, é a única referência para as pessoas que desejam evitar o consumo de transgênicos. A publicação é composta por duas colunas: na verde estão os produtos de empresas que
garantem não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de indústrias de alimentos que não oferecem esta garantia.
“Só neste ano, graças à pressão dos consumidores, 13 indústrias de alimentos, entre elas a Nestlé, se comprometeram a não utilizar organismos geneticamente modificados em seus produtos. Vale a pena continuar pressionando até que todas as indústrias respeitem o consumidor e o meio ambiente”, concluiu a coordenadora da campanha.
Confira o hotsite da nova campanha do Greenpeace: www.greenpeace.org.br/consumidores

Notas:

(1) Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em dezembro de 2002, 71% dos brasileiros preferem consumir alimentos livres de transgênicos. Veja a íntegra da pesquisa em www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/opp573-trangenicos.pdf
(2) O “Guia do Consumidor - lista de produtos com ou sem transgênicos” está disponível para download <http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/guia_consumidor.pdf>.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.