Panorama
 
 
 

INDENIZAÇÃO A PESCADORES
SERÁ PAGA APÓS CADASTRAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2003

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou no último dia 16, que o governo federal deve editar nos próximos dias Medida Provisória estabelecendo indenização para os pescadores afetados pelo derramamento de produtos tóxicos que atingiu os rios Pomba e Paraíba do Sul e o litoral Norte do Estado do Rio e Sul do Espírito Santo. O governo espera apenas o cadastramento dos pescadores e agricultores afetados. A informação foi dada a parlamentares da bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados, que solicitaram audiência com a ministra para se inteirarem do assunto.
O cadastramento está sendo feito pela Secretaria de Agricultura do Estado do Rio com o auxílio das colônias de pescadores. A estimativa dos parlamentares é de que cerca de 4 mil pescadores recebam indenização de um salário mínimo (R$ 240,00) por cerca de três meses. Agricultores de Minas Gerais prejudicados pelo derramamento também deverão receber compensação por eventuais perdas. A ministra informou aos parlamentares que não há morosidade no pagamento das indenizações. Ela explicou que o cadastramento é necessário para evitar fraudes.
O derramamento ocorreu no final de março, provocando interrupção do fornecimento de água em diversos municípios de Minas Gerais e do Estado do Rio e a proibição da pesca nos rios e no litoral Norte do Estado do Rio e Sul do Espírito Santo. O fornecimento de água, que chegou a ser totalmente interrompido na região, está sendo retomado gradualmente. A proibição da pesca deverá durar pelo menos três meses.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.