Panorama
 
 
 

PESQUISADORES DISCUTEM RECUPERAÇÃO
DE ÁREAS DEGRADADAS, EM ILHA COMPRIDA

Panorama Ambiental
Ilha Comprida (SP) – Brasil
Abril de 2003


Mais de 300 pessoas participaram das discussões e das atividades do Seminário Regional sobre Recuperação de Áreas Degradadas: Conservação e Manejo de Formações Florestais Litorâneas, organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto de Botânica - IBt, em Ilha Comprida, no Litoral Sul.
O encontro, que teve o apoio da Prefeitura de Ilha Comprida, ocorreu nos dias 12 e 13 de abril, no Espaço

Cultural Plínio Marcos nesse município, com a participação de pesquisadores, estudantes e representantes de universidades, órgãos públicos e organizações não-governamentais.
Os participantes assistiram, inicialmente, a um curso de capacitação técnica sobre recuperação de áreas degradadas, produção de sementes e mudas, educação ambiental e manejo de manguezais e restingas. No domingo, tiveram atividades práticas com o professor Pablo Garcia Carrasco, em visitas a projetos-piloto desenvolvidos em Ilha Comprida, também com o apoio da FAPESP, para a recuperação ambiental.
Durante do seminário, pesquisadores do Instituto de Botânica apresentaram algumas conclusões do projeto "Repovoamento Vegetal com Árvores Nativas", desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - FAPESP, seguindo-se debates sobre
Carolina De Leon/SMA
experiências e alternativas auto-sustentáveis para a região. A mesa-redonda direcionada à região contou com a participação de Décio José Ventura, prefeito de Ilha Comprida, Luiz Mauro Barbosa, diretor-geral do Instituto de Botânica, Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz - ESALQ, Wilson Almeida Lima, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, e Márcio José Lucio, do escritório do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN em Iguape, entre outros.
Segundo Décio José Ventura, Ilha Comprida, que se emancipou em 1993 e se encontra localizada numa Área de Preservação Ambiental - APA, encontra dificuldades para a gestão do território municipal em virtude das restrições legais. Por esse motivo, junto com a comunidade local, tem buscado soluções alternativas para a geração de emprego e renda para a população.
Com esse objetivo, está desenvolvendo doze projetos como viveiro para produção de mudas destinadas à recuperação de áreas degradadas na ilha, possibilitando um rendimento extra com a comercialização das plantas excedentes. Outras iniciativas mencionadas pelo prefeito são a criação induzida de robalos em tanques-rede no mar, clonagem de bromélias nativas para produção de mudas, plano de manejo da taboa para artesanato, processamento de siri por ocasião da ecdise, quando o crustáceo troca a casca, análise do potencial das ervas medicinais da ilha e o uso de "sphagnum", uma espécie de musgo de ocorrência em áreas úmidas de Mata Atlântica, como bioindicador de poluição.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Carolina De Leon

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.