Panorama
 
 
 

15 ÔNIBUS HÍBRIDOS SERÃO TESTADOS,
DURANTE UM ANO, EM SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Dezembro de 2003

Uma frota de 15 ônibus híbridos, equipados com motores diesel e elétrico, será testada a partir de janeiro, por um período de um ano, no corredor entre o Parque D. Pedro II e o Sacomã. O projeto, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, tem a finalidade de avaliar o comportamento dos veículos em operação comercial, quanto às emissões de poluentes, custos e conforto para os passageiros. Uma resolução conjunta das secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e dos Transportes Metropolitanos, foi assinada nesta quinta-feira (4/12), no Palácio dos Bandeirantes, criando o Programa de Ônibus Híbrido em São Paulo. A resolução criou ainda um grupo de trabalho, formado pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e IEE - Instituto de Eletrotécnica e Energia, que junto com a EMTU e a SPTrans, da Prefeitura de São Paulo, fará o acompanhamento dos testes. O documento foi assinado pelos secretários José Goldemberg, do Meio Ambiente, João Carlos Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Jurandyr Fernandes, dos Transportes Metropolitanos. O governador Geraldo Alckmin , que prestigiou a solenidade, se mostrou entusiasmado com a tecnologia, que deverá contribuir para reduzir a poluição na Região Metropolitana de São Paulo e promover a economia de combustível. Alckmin disse que “São Paulo é uma das cidades mais motorizadas do mundo, com um veículo para cada duas pessoas” e acrescentou que é preciso proporcionar um transporte de mais qualidade para os cerca de quatro milhões de passageiros que, todos os dias, se deslocam na região. O secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, explicou que o Programa de Ônibus Híbridos em São Paulo representa a revitalização dos tróleibus, que operam de forma silenciosa e confortável, mas que têm custos elevados por exigir a implantação de cabos aéreos e causam transtornos ao trânsito em casos de falta de energia. “Os ônibus híbridos têm autonomia, pois utilizam a energia elétrica gerada por um pequeno motor diesel, que alimenta o motor principal, poluindo cerca de 40% menos que um ônibus diesel convencional e gastam menos combustível”, explicou. Para Goldemberg, caso os testes aprovem a nova tecnologia, será possível substituir a frota na Grande São Paulo em cinco anos, pois a renovação dos dez mil ônibus em operação ocorre à razão de 20% ao ano. Passeio Após a solenidade, o governador Geraldo Alckmin, junto com os secretários e outros convidados, fez um rápido passeio nas vizinhanças do Palácio dos Bandeirantes no ônibus híbrido fabricado pela Eletra, em São Bernardo do Campo, com tecnologia inteiramente nacional. O veículo, equipado com um motor diesel de 80 HP, que gera a energia elétrica para o motor principal de 260 HP, custa aproximadamente US$ 100 mil, sendo 5% mais barato que um tróleibus e 30% mais caro que um ônibus convencional, com motor diesel. Um protótipo desse veículo já circula em Santiago, no Chile, além de outros três em linhas da EMTU e SPTrans, na Grande São Paulo. Segundo o fabricante, o ônibus híbrido apresenta um nível de ruído comparável ao dos tróleibus, emite 60% menos poluentes que um veículo convencional diesel, com um custo operacional 30% menor, e tem vida útil de 15 anos, semelhante à dos ônibus elétricos. O programa tem o apoio financeiro da Fundação William e Flora Hewlett, de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, que vai custear a diferença de custo dos veículos, bem como os testes de laboratório e de campo para avaliar o desempenho do sistema híbrido e os níveis de emissão de poluentes e de ruídos. A fundação desenvolve um projeto global de qualidade do ar em grandes cidades, elegendo como foco principal as cidades de São Paulo, Cidade do México e Beijin, na China. Projeto Desenvolvida no Brasil, a tecnologia híbrida pode utilizar qualquer combustível (diesel, álcool ou gás) para acionar o motor auxiliar, que produz a energia elétrica para o motor principal. A Eletra, empresa localizada em São Bernardo do Campo, SP, recebeu recentemente o prêmio World Technology Awards 2003, em São Francisco, no Estados Unidos, pelo desenvolvimento da tecnologia, considerada superior à de projetos similares de outros países. O ônibus ELETRA tem aceleração e frenagem suaves como a de um tróleibus, sem depender da rede elétrica aérea e dispensando recarga de baterias, permitindo sua operação em qualquer tipo de via. O motor de combustão opera em rotação constante e aciona um gerador elétrico, cabendo às baterias a complementação exigida nos momentos de alta demanda de energia. A Eletra foi fundada em 1998 pela Auto Viação ABC. Como integrante do consórcio Metra, concessionário do corredor de tróleibus São Mateus/ Jabaquara, a Auto Viação ABC estava em busca de uma tecnologia que, pela versatilidade e custo, superasse os tróleibus e os substituísse ao longo do tempo. O projeto tem apoio do BNDES e da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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