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ESCOLA DO
PARANÁ É PREMIADA POR
TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Panorama
Ambiental
Curitiba (PR) - Brasil
Dezembro de 2003
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Professoras e funcionários
da Escola Iraci Miranda Kruger, do bairro da Prainha,
em Guaratuba (PR), ganharam um Fiat Uno oferecido
pelo Programa Agrinho, do Serviço Nacional
de Aprendizagem Rural (Senar), na categoria Meio
Ambiente. O trabalho pedagógico incorporou
a metodologia do projeto de Educação
Ambiental formulado por servidores do Ibama). De
acordo com Marino Gonçalves, gerente-executivo
do Ibama/PR, “a premiação materializa
uma das novas diretrizes da atual direção
do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente:
o relacionamento das Unidades de Conservação
com as comunidades do entorno. O prêmio também
revela que o Ibama não é só
fiscalização.
O Ibama realiza ainda, afirma Marino Gonçalves,
importante missão para salvaguardar o meio
ambiente brasileiro, abrindo espaço para
pesquisas de fauna e flora em Bases Avançadas,
Parques Nacionais, entre outras unidades, tudo fincado
em um amplo e sério processo de educação
ambiental. No início de 2003, a escola e
a chefia do Parque planejaram conteúdos que
procuraram enfatizar aspectos da formação
do universo e modos de conservação
da natureza.
No segundo semestre, iniciaram a aplicação
transversal dos conteúdos temáticos,
juntamente com atividades informais, lúdicas,
tais como técnicas de sensibilização,
blitz ecológica, correio ambiental, trilha
interpretativa, produção de uma cartilha
sobre o “nosso novo vizinho”, teatro de fantoche.
O projeto Preservando o Parque Nacional Saint Hilaire/Lange,
estruturado nos princípios de gestão
participativa - onde toda dinâmica de trabalho
é construída junto com os professores
- considerou as características e necessidades
locais, assim como os recursos humanos e financeiros
da escola, o que fez com que os professores se envolvessem
e passassem a incentivar a participação
de alunos e familiares.
A idéia é que os temas ambientais
perpassem os ciclos iniciais formativos de opinião
das crianças. “Se essa dinâmica de
trabalho for adotada pelas escolas, do pré
à 4º série, a matéria
ambiental tem grande chance de ser assimilada pelo
jovem, caracterizando um processo construído
transversalmente e reforçado pela continuidade”,
observa Marcelo Limont, técnico do Núcleo
de Educação Ambiental do Ibama/PR.
O que também facilitou a execução
do projeto, segundo o Ibama, foi a flexibilização
do currículo escolar. Uma liberdade maior
de ação ajudou no aproveitamento da
área verde, velha conhecida por quem mora
nos bairros vizinhos à escola e ao Parque
Nacional, criado em maio de 2001. “Elas ‘respiram’
o Parque e têm em mente uma gama de oportunidades
de trabalho que podem ser oferecidas pelo patrimônio
natural protegido, uma ‘escola viva’ a ser bem aproveitada
por todos”, acredita Limont.
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Imprensa