Panorama
 
 
 

IBAMA PÕE REGRAS PARA A PESCA
NA BACIA DO RIO SÃO JOÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2003

O Ibama definiu as normas gerais para a pesca na bacia do rio São João, no Rio de Janeiro. A portaria 245, publicada na quarta-feira (17), proíbe a pesca com redes de espera, redes de arrasto, tarrafas, armadilhas, parelhos fixos e arpões. As medidas atingem o rio principal, seus afluentes, lagos, lagoas marginais e reservatórios, exceto o de Juturnaíba. Nesse reservatório, a pesca será autorizada desde que feita com redes de espera devidamente identificadas, tarrafas com malhas iguais ou superiores a 50 milímetros e espinhéis de fundo identificados.
A captura será permitida apenas em locais acima de duzentos metros a montante e a jusante de cachoeiras, corredeiras, confluências e desembocaduras de rios e lagoas. Nas barragens ao longo da bacia, a pesca está liberada acima de mil metros a jusante e a montante. Em lagoas marginais, a pesca é proibida.
Durante o período de cinco anos, o Ibama proibiu a pesca da piabinha Brycon sp, que ocorre na bacia do rio São João, mas sobre a qual não existem estudos que possam orientar sua captura.
De acordo com o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello, para a pesca amadora na bacia do rio São João será liberada apenas a captura de cinco exemplares por pescador, exceto para o tucunaré, o bagre africano, as carpas e tilápias.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.