Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PROPÕE AÇÕES
PARA RECUPERAR AS MATAS CILIARES DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Fevereiro de 2003

SMA/Divulgação
O Estado de São Paulo possui uma área de 1,3 milhão de hectares que precisa ser recomposta com matas ciliares, para proporcionar a necessária proteção aos rios e lagos, reduzindo o assoreamento dos corpos d'água e formando abrigos para a fauna. Com este objetivo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA elaborou uma proposta preliminar do Programa Estadual de Recuperação de Matas Ciliares, traçando as estratégias básicas para ampliar as áreas protegidas.
A proposta foi elaborada por quatro grupos de trabalho, formados por engenheiros agrônomos, geólogos, pesquisadores científicos e outros, que discutiram questões como critérios e diretrizes para a definição de áreas prioritárias para programas de recomposição das matas ciliares; espécies e metodologias de produção de sementes e de colheita; capacidade instalada e efetiva dos viveiros públicos e privados; envolvimento de proprietários rurais, universidades e organizações não-governamentais em programas de recuperação; e fontes de recursos para financiamento.

A Secretaria do Meio Ambiente desenvolve algumas ações para a recuperação de matas ciliares, mas os recursos disponíveis são insuficientes para o desenvolvimento de novos projetos, exigindo uma articulação com outras instituições para assegurar futuros aportes financeiros.
Entre as ações planejadas pela secretaria há o Projeto Pomar, que promoveu o revegetação de 28 quilômetros nas duas margens do Rio Pinheiros, devendo ser ampliado para as margens do Rio Tietê, promovendo a recuperação paisagística de 25,5 quilômetros no trecho urbano entre o Cebolão e a Barragem da Penha.
O Programa de Repovoamento Vegetal do Estado de São Paulo, que veio a se somar ao Programa de Incentivo à Produção de Madeira de Lei e a uma resolução, de novembro de 2001, que definiu ações para o reflorestamento de áreas degradadas, também contribui para a expansão de áreas de mata ciliar.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (SMA) - (www.ambiente.sp.gov.br)
Cris Couto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.