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EVENTO REÚNE
600 EDUCADORES DO
ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Novembro de 2003
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Cerca de 600 lideranças
e professores da rede pública de ensino,
dos 13 municípios do entorno do Parque Nacional
do Iguaçu (PNI), participaram no dia 14 da
1ª Mostra Regional e 1º Seminário
de Educação Ambiental realizados pela
Escola Parque no Centro de Convenções
de Foz do Iguaçu (PR). Os eventos marcaram
a retomada do contato entre o instituto e as comunidades
do entorno, após a tentativa de invasão
da unidade na madrugada do dia 4 de outubro.
O diretor do PNI, Jorge Pegoraro, coordenou a solenidade
de abertura dos eventos, realizados no Centro Internacional
de Convenções de Foz. O ato foi acompanhada
pelo representante do Ministério do Meio
Ambiente Fábio França de Araújo
e contou ainda com a participação
do diretor de Coordenação da Itaipu
Binacional, Nelton Friedrich, e demais lideranças
comunitárias.
Os debates e palestras relativos ao Seminário
de Educação Ambiental foram centradas
principalmente no período da manhã.
A socióloga, Moema Viezzer, falou sobre a
importância do Parque Nacional para o desenvolvimento
das comunidades lindeiras. Ela apresentou ainda
uma série de trabalhos desenvolvidos pelos
alunos das 3ª séries das escolas municipais
da região. "Os municípios tem
que ser os verdadeiros guardiões do Parque
Nacional do Iguaçu", disse.
Na Mostra Regional foram apresentados uma série
de projetos desenvolvidos pelos professores dos
municípios do entorno da unidade. As promoções,
além do diálogo do Ibama com as comunidades
lindeiras, divulgaram os trabalhos do curso de "Capacitação
em Educação Ambiental no Processo
Educativo", promovido entre os professores
no início do ano. Cada município ganhou
um estande para apresentar os trabalhos que foram
elaborados pelos participantes do curso, nos locais
de origem.
Criada em 2000, a Escola Parque está localizada
no interior do Parque Nacional do Iguaçu.
É um espaço destinado à educação
ambiental, onde diariamente são desenvolvidas
atividades práticas de conhecimento, com
enfoque prioritário nas questões relativas
ao parque e seu entorno. A escola promove visitas
monitoradas com crianças da rede pública
de ensino, nas quais são realizadas atividades
de sensibilização ambiental, interpretação
de trilhas e jogos educativos. Também propicia
técnicas de estudos para professores, universitários
e associações com objetivo de repassar
a função da unidade no ecossistema.
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação