Panorama
 
 
 

ARAGUAIA E CARAJÁS CONCENTRAM
AS ATENÇÕES DO PREVFOGO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2003

O Parque Nacional do Araguaia (TO) e a Floresta Nacional de Carajás (PA) continuam sob Alerta Vermelho (qualquer incêndio florestal confirmado). Em Carajás, equipes do Prevfogo/Ibama permanecem no local para garantir a completa extinção dos focos de queimada que ainda possam persistir. No PN do Araguaia o fogo está sendo monitorado com sobrevôos de ultraleve para avaliar a situação do incêndio, que ocorre em uma área de pastagem no interior da unidade.
Hoje, entrou em Alerta Amarelo (focos de calor persistentes por 36 horas ou mais, no limites ou proximidades das unidades de conservação) o Parque Nacional do Iguaçu (PR), com a observação, pelo satélite NOAA-12, de focos de incêndio no interior da unidade. Continuam sob Alerta Amarelo a Estação Ecológica de Iquê (MT), Reserva Biológica do Tapirapé (PA), Reserva Biológica do Guaporé (RO), Floresta Nacional Bom Futuro (RO), Reserva Biológica do Jarú e Parque Nacional de Pacaás Novos (RO) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (TO).
A passagem do satélite NOAA-12 identificou focos de calor no Parque Nacional de Serra Geral (RS), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) e Estação Ecológica de Aiuaba (CE). Ontem, 24 brigadistas iniciaram as atividades de manutenção do aceiros no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). O Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ) saiu hoje do Alerta Amarelo com a extinção do incêndio resultante da queima de um canavial no interior da unidade.
As terras indígenas de Pirineus de Souza, Sangradouro/Volta Grande e Vale do Guaporé, no Mato Grosso; Faxinal, no Paraná; Roosevelt e Rio Mequens, em Rondônia; e Parque do Araguaia, no Tocantins, entraram hoje em Alerta Verde (qualquer foco de calor identificado em área florestal ou em áreas indígenas) com a constatação da presença de fogo em pontos isolados das respectivas unidades. Continuam sob Alerta Verde as reservas de Kanela-Buriti Velho (MA), Kadiweu (MS), Aripuana e Utiariti (MT), Rio Candeias, Rio Muqui, Rio Omere e Uru-Eu-Wau-Wau (RO) e Inawebohona (TO).
Ascom- (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.