Panorama
 
 
 

PARQUES NACIONAIS DE APARADOS DA SERRA E
SERRA GERAL GANHAM CONSELHO CONSULTIVO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003


O Diário Oficial da União publicou na última quinta-feira, 22, a criação do Conselho Consultivo dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Ao criar o conselho dois parques situados no Rio Grande do Sul,
Ibama/Divulgação
o Ibama dá mais um importante passo para estabelecer no país uma nova racionalidade ambiental baseada na gestão social das unidades de conservação.

A exemplo do que já acontece em outros treze Parques Nacionais, o conselho das unidades gaúchas – que será único para ambas – torna-se um espaço público de discussão e negociação dos problemas sócio-ambientais que envolvem os dois parques.
De acordo com a nova visão da gestão ambiental brasileira, que privilegia os aspectos sócio-ambientais, os conselhos consultivos dos parques nacionais devem cumprir o papel de aglutinar novos valores, novas práticas e uma nova ética ambiental. A ação dos conselhos envolve ainda o incentivo à criação de processos produtivos ecológicos nas áreas adjacentes aos parques nacionais.
“As chamadas zonas de amortecimento, que circundam os parques, variam de uma unidade para outra, mas têm uma característica básica que é a de reforçar e garantir a segurança e a proteção da biodiversidade dessas reservas de vida selvagem que eles abrigam”, explica Cecília Ferraz, diretora de Ecossistemas do Ibama. Segundo ela, cabe ao instituto disciplinar o uso adequado das áreas situadas no entorno das unidades de conservação e que a legislação ambiental brasileira, considerada uma das mais modernas do mundo, prevê deveres e direitos para quem vive próximo às Unidades de Conservação.
Além do Ibama, o conselho é formado por representantes da dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, dos municípios que pertencem à área dos parques, de empresários, de organizações não-governamentais e de associações de moradores vizinhos das duas unidades de conservação. No prazo de noventa dias, o conselho terá que elaborar o regimento interno para funcionar com base na lei.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.