Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO DISCUTE PROPOSTAS
PARA SUBSIDIAR POLÍTICA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), promoveu na últimaár (quinta-feira) um seminário para discutir a adoção de instrumentos econômicos de gestão ambiental no Brasil. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, o objetivo é propor meios que possam subsidiar a formulação de políticas ambientais. O Ministério do Meio Ambiente quer focar as discussões sobre tributação ambiental e incentivos fiscais no âmbito da reforma tributária.
De acordo com Gilney Viana, “no Brasil, só agora discute-se o uso de instrumentos econômicos como um mecanismo de política pública capaz de conciliar estratégias de desenvolvimento econômico e uso racional dos recursos naturais”. Já nos países industrializados, a aplicação de tributações, há mais de duas décadas, permitem o financiamento de políticas ambientais. Estas medidas visam, também, proteger os ativos da natureza em decorrência das atividades econômicas, obrigando usuários e poluidores a pagar tarifas pelo uso dos recursos ambientais e pela quantidade de poluição que lançam no ambiente.
O seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental no Brasil pretende retomar os debates sobre as propostas já elaboradas no país a respeito do tema e avançar no encaminhamento e definição de novas perspectivas. Participam do encontro técnicos dos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, do Ipea, ambientalistas, professores e tributaristas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.