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O CUPUAÇU É NOSSO.ORGANIZAÇÕES DA AMAZÔNIA
PROTESTAM A PATENTE DO CUPUAÇU

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Abril de 2003


Como alguém pode se apropriar do nome de uma fruta? Esta pergunta reflete a indignação das comunidades tradicionais da Amazônia contra o registro comercial do nome cupuaçu como marca da empresa japonesa Asahi Foods. O GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) conseguiu entrar com um processo judicial na justiça japonesa para contestar a patente do cupuaçu e defender o patrimônio cultural dos povos da floresta.
Organizações da Amazônia, incluindo GTA, Amazonlink e Greenpeace, protestaram neste sábado contra o registro
comercial do nome cupuaçu, que prejudica pequenos exportadores da fruta na Amazônia. A tradicional Festa do Cupuaçu, que é realizada todos os anos na cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas, foi palco do lançamento da campanha contra a biopirataria liderada pelo GTA. Todos foram convidados a apoiar a campanha através de assinaturas na enorme faixa com a mensagem: "O cupuaçu é nosso".

"O objetivo da campanha é alcançar uma legislação brasileira adequada na defesa dos conhecimentos tradicionais e indígenas, como receitas ou sementes crioulas", explicou Adilson Vieira, secretário-executivo do GTA. "Queremos que o Brasil adote uma postura firme contra o patenteamento da vida nos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Nações Unidas".
O processo judicial aberto em Tóquio, no Japão, deve durar oito ou nove meses, de acordo com os procedimentos necessários para denunciar o fato de que a marca registrada pela empresa Asahi Foods não é um diferencial identitário como devem ser as marcas, mas o uso de uma palavra indígena que caracteriza a própria fruta para a população brasileira.
"A Amazônia Brasileira possui uma biodiversidade tão grande que é muito pouco conhecida. É inaceitável que nosso patrimônio continue a ser explorado sem que os benefícios sejam revertidos para as populações tradicionais, que mantém a integridade da floresta", disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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