Panorama
 
 
 

GREENPEACE E FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA JUNTOS
CONTRA A CONSTRUÇÃO DA USINA NUCLEAR ANGRA 3

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2003


A Fundação SOS Mata Atlântica e o Greenpeace, preocupados com as recentes declarações do presidente da Eletrobrás, Luiz Pinguelli Rosa, de que o governo Lula estaria decidido a construir a usina nuclear Angra 3, resolveram tomar uma série de medidas conjuntas. Para fazer frente à ameaça de retomada da aventura nuclear brasileira, o Greenpeace e a Fundação SOS Mata Atlântica resolveram somar esforços e iniciar a formação de uma coalizão antinuclear.
A coalizão deverá ser ampliada com a adesão de outras organizações interessadas, a serem convidadas nos próximos dias.
Na próxima semana, equipes de voluntários das duas entidades ambientalistas estarão nas ruas de diferentes cidades do país, coletando adesões a um abaixo-assinado que pede que Angra 3 não seja construída. O texto do abaixo-assinado conjunto também está sendo enviado para todos os associados das duas instituições, e está disponível para download (www.greenpeace.org.br/nuclear/angra/home.asp), para quem quiser colaborar na coleta de assinaturas.
Outra iniciativa dessa união de ambientalistas é uma carta, endereçada a movimentos sociais, lideranças políticas, entidades de classe e outros setores da sociedade civil organizada, pedindo que, na semana de 4 a 10 de agosto próximo, manifestem publicamente o seu repúdio à idéia da construção de mais uma usina nuclear no país. Ações junto ao Ministério Público, ao Congresso Nacional, aos governos de outros países envolvidos na questão e às instituições financeiras nacionais e internacionais também farão parte da estratégia das organizações.
Quando acreditava-se que o Ministério de Minas e Energia iria seguir a tendência mundial e abandonar a energia nuclear, privilegiando as chamadas energias renováveis limpas - solar, eólica e de biomassa -, surge a notícia da retrógrada opção por essa energia insegura, suja, cara e ultrapassada.
O Greenpeace surgiu em 1971, lutando contra os testes nucleares realizados pelos EUA no Oceano Pacífico. No Brasil, realizou a sua primeira ação de impacto fixando dezenas de cruzes em frente à central nuclear de Angra dos Reis, em 1992.
A Fundação SOS Mata Atlântica também tem a sua origem e a sua história intimamente ligadas à luta antinuclear, tendo liderado o movimento que evitou a instalação de usinas atômicas no litoral sul do Estado de São Paulo.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.