Panorama
 
 
 

OMC SUFOCA DIREITO DE DIZER NÃO AOS TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Genebra – Suíça
Julho de 2003


Ativistas do Greenpeace substituíram hoje o significado da sigla WTO - Organização Mundial do Comércio (OMC)
na sigla em inglês, na sede da organização, em Genebra, por WTO - Ordem Transgênica Mundial, denunciando a OMC por promover interesses corporativos da indústria de engenharia genética.
Ativistas do Greenpeace vestidos de Tio Sam colocaram camisas de força em outros ativistas que representavam os consumidores, sufocando sua demanda pelo direito de dizer NÃO aos alimentos transgênicos e despejando milho transgênico sobre eles.
O Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC deve discutir em breve a reclamação dos EUA contra a moratória da União Européia sobre organismos geneticamente modificados (OGMs). (1)
“A OMC está, mais uma vez, perto de trabalhar em nome de interesses
corporativos ao ajudar os EUA e sua indústria de engenharia genética a forçar consumidores a se alimentar com transgênicos. Para uma organização que já sofre com a falta de legitimidade perante a opinião pública, esse é um grande erro”, disse Bruno Heinzer, da campanha de engenharia genética na Suíça.

Plano de Bush destaca "causas naturais" de mudança climática

O primeiro dos cinco objetivos do plano de 364 páginas é estudar a "variabilidade natural" nas mudanças climáticas. O principal objetivo do plano americano de estudo sobre o aquecimento global é saber mais sobre as causas naturais das mudanças climáticas, gerando duras críticas dos ambientalistas, que apontam para as emissões industriais de gás carbônico como o verdadeiro problema.
O novo plano prevê gastos de US$ 103 milhões em dez anos para acelerar as pesquisas em algumas áreas de alta prioridade. Ao todo, o governo americano diz que gastará US$ 4,5 bilhões em programas governamentais paralelos, para lidar com as mudanças climáticas.
O primeiro dos cinco objetivos do plano de 364 páginas é estudar a "variabilidade natural" nas mudanças climáticas. O segundo é encontrar formas mais eficientes de medir os efeitos da queima de combustíveis fósseis, da produção industrial de gases causadores do efeito estufa e das mudanças no uso do solo. Outros objetivos são medir a incerteza das previsões do tempo; entender melhor como as mudanças climáticas afetam a fauna e a flora; e encontrar formas mais eficazes de calcular os riscos
do aquecimento global. Philip Clapp, presidente da organização não-governamental Agência Ambiental dos EUA, diz que "este seria um programa de pesquisa interessante se seu anúncio tivesse ocorrido dez anos antes, durante o governo de Bush pai".
Annie Petsonk, uma advogada especializada em direito ambiental que ajudou a formular a política do primeiro presidente Bush sobre o assunto, afirma que já existem certezas científicas suficientes para começar a agir contra o aquecimento global.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.