Panorama
 
 
 

OPOSIÇÃO DE CONSUMIDORES E INDÚSTRIAS DEVE
GARANTIR UMA AUSTRÁLIA LIVRE DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Sidney – Austrália
Julho de 2003

O governo australiano liberou hoje a comercialização da primeira safra de canola transgênica. Porém a forte oposição pública aos organismos geneticamente modificados (OGMs) no país, por parte dos consumidores e da indústria de alimentos, deve garantir que a agricultura australiana continue livre de transgênicos.
Além disso, nos últimos meses todos os Estados australianos que produzem canola estabeleceram algum tipo de moratória ou medida restritiva ao cultivo da variedade transgênica do produto - o que demonstra uma completa falta de confiança no sistema regulador federal.
Para o Greenpeace, o gabinete de Regulação de Tecnologia Genética da Austrália (OGTR, na sigla em inglês) está aprovando a liberação de uma estrutura genética nova e imprevisível no meio ambiente e na cadeia alimentar sem realizar sequer os testes ou estudos mais básicos. “O padrão de avaliação de risco do OGTR para a canola transgênica é tão pobre que, utilizando esse mesmo padrão, o tabaco seria considerado seguro para o consumo humano”, disse o campaigner Jeremy Tager, do Greenpeace Austrália.
“Não há estudos com revisão por pares que assegurem a segurança da canola transgênica para humanos”, afirmou. “Como também não os há com relação aos impactos sobre os ecossistemas da Austrália, os insetos australianos, os solos e os organismos do solo”. A revisão por pares consiste na análise de determinado estudo ou documento por parte de pessoas que atuam no mesmo ramo daquele que o realizou.
“A avaliação de risco do OGTR presume que a canola transgênica é segura até que seja provado o contrário. Essa presunção é o oposto do princípio da precaução, sobre o qual tais avaliações deveriam basear-se”, disse Tager.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.