Panorama
 
 
 

MONITORAMENTO CONTROLA DESMATAMENTO
NA FLONA DO TAPAJÓS

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Junho de 2003

A implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG), está permitindo a detecção de focos de calor, desmatamentos, queimadas e o desenvolvimento de estratégias de fiscalização na Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém, no Pará. Trata-se de um conjunto de equipamentos de informática, que permite processar imagens de satélite.
De posse dessa ferramenta é possível comparar todas as áreas desmatadas, anualmente, dentro da Flona e elaborar com mais eficiência o planejamento das atividades de proteção ambiental da unidade. “O SIG é um equipamento de última geração”, afirma o coordenador de Monitoramento, Controle e Fiscalização da Flona, Daniel Cohenca. Para sua melhor utilização, Daniel continua recebendo treinamento em Brasília e Manaus, uma vez que o Ibama de Santarém é pioneiro na utilização desse sistema.
Segundo o chefe da Flona, Ângelo de Lima Francisco, depois que o equipamento estiver funcionando a todo vapor e o responsável pela Coordenadoria tiver apto a operar todos os
aparelhos, será possível prever com antecedência qual a área de desmatamento, qual a estratégia de fiscalização e detectar os focos de calor para prever queimadas. “Estas são atividades que chamamos de fiscalização preventiva. Será possível prever o que vai acontecer em função da precisão das informações obtidas via satélite", explica.
Apesar de sua recente criação, o Sistema de Monitoramento já ajudou a detectar esta semana uma área desmatada sem autorização, o que levou os fiscais do Ibama a autuarem o proprietário. O SIG possui um banco de dados que é alimentado constantemente com informações das autorizações de desmatamento emitidas às comunidades da Flona, tanto em capoeiras como em floresta nativa. Dessa forma o sistema acumula uma imagem mais completa da floresta e permitirá saber, a cada ano, qual o impacto que está ocorrendo como derrubadas e extrações madeireiras.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.