Panorama
 
 
 

A AMAZÔNIA PRECISA DE VOCÊ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003

O Greenpeace está lutando para barrar a destruição irracional da Amazônia e você pode nos ajudar

Nos últimos anos, a extração predatória e o comércio ilegal de madeira da Amazônia, especialmente o mogno, foram usados pelo Greenpeace para demonstrar um problema muito mais profundo e real: há uma guerra contra a
floresta e contra os povos da floresta. Muitas vezes, esta guerra é promovida por empresários corruptos, beneficiados pela ausência do Estado na região e aliados a consumidores insuspeitos que, mesmo sem querer, consomem produtos florestais de origem ilegal, predatória e destrutiva. Graças ao apoio de pessoas como você, temos conseguido vitórias importantes, como a moratória que proibiu a exploração do mogno no Brasil e a inclusão da espécie no Anexo 2 da Cites. Mas ainda há muito a ser feito.
Em junho deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados revelando que a taxa anual de desmatamento na Amazônia Legal estimada para o período agosto/2001 – agosto/2002 foi de
alarmantes 25.500 km², a segunda maior da história. A área destruída na floresta em apenas um ano equivale a 5,1 milhões de campos de futebol! Esta taxa está bem acima da média anual (21.130 km²) da época mais trágica da Amazônia – ao anos 70 e 80, conhecidos como “décadas da devastação”.
É necessário barrar o processo de ocupação descontrolada e não planejada da maior floresta tropical do mundo e
substituí-lo por outro, antes que a Amazônia vire uma nova Mata Atlântica, hoje reduzida a apenas 7% de sua dimensão original. Além da imensa perda de biodiversidade e da ameaça a povos e culturas tradicionais, o desmatamento da Amazônia afeta o ciclo das águas e adiciona, segundo o Ipan (Instituto de Pesquisa da Amazônia), 200 milhões de toneladas de carbono à atmosfera anualmente, transformando o Brasil num dos 10 maiores vilões responsáveis pelo aquecimento global. O objetivo do Greenpeace na Amazônia, assim como em outras áreas de Floresta Antigas do planeta, é promover o uso ecologicamente sustentável e socialmente responsável da terra, incluindo uma rede de áreas protegidas, tanto para atividades madeireiras quanto não madeireiras.
Nós estamos trabalhando muito para evitar a destruição da Floresta Amazônica, investigando operações madeireiras ilegais e destrutivas, coletando documentação e denunciando publicamente os responsáveis pela degradação da qualidade de vida no planeta.
Nos próximos meses, continuaremos lutando para garantir a criação de reservas extrativistas e áreas de preservação na Amazônia brasileira. Este é um grande desafio e, para vencer esta guerra, precisamos de todo o apoio possível, em especial de nossos sócios.

Fonte: Diário de Bordo - Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.