Panorama
 
 
 

AMAZONTECH 2003 TERÁ ESTANDE DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Atrativos ecoturísticos; extrativismo sustentável; educação ambiental; uma vídeo-esfera (globo digitalizado) mostrando os biomas brasileiros; e, produtos feitos a partir da tecnologia desenvolvida em seus laboratórios, são os principais destaques do estande do Ibama na AmazonTech 2003. A participação do Instituto conta, ainda, com uma palestra seguida de mesa de debates com o tema: Extrativismo e Sustentabilidade. O evento acontece em Manaus (AM), de 24 a 27 de setembro.
Os painéis expostos no estande apresentarão mapas apontando os principais atrativos ecoturísticos naturais, históricos e culturais, onde serão destacados os Parques Nacionais. O extrativismo sustentável dos recursos naturais vai ser mostrado através de painéis contendo a localização das Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Áreas de Proteção Ambiental. A educação ambiental, com objetivos educacionais e técnico científico, será apresentada ao público através dos painéis sobre as Reservas Biológicas e Estações Ecológicas.
A palestra, seguida de mesa de debates, será da bióloga do Núcleo de Plantas Medicinais e Aromáticas do Ibama, Suelma Ribeiro Silva. Ela aborda o tema Extrativismo e Sustentabilidade, com destaque para os aspectos legais da coleta de plantas nativas.
Produtos - Entre os produtos apresentados no estande, estarão as gaitas diatônicas, produzidas como alternativa ao alto custo de matéria prima importada para fabricação de instrumentos musicais. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Ibama, através do aproveitamento de resíduos de madeiras nobres. A mostra conta também com briquetes (processo de compactação de resíduos florestais que transforma resíduos de baixíssima densidade em lenha de alta qualidade), desenvolvido pelo LPF, em parceria com instituições nacionais e estrangeiras.
Óleo de Copaíba, de valor medicinal e econômico, utilizado como opção de renda nos projetos de manejo florestal, e o couro ecológico, utilizado na confecção de roupas leves, bolsas e artefatos similares ao couro em geral. Estarão expostas, também, sementes ornamentais como as de jarina, açaí, tucumã e jatobá. A jarina, considerada o marfim da Amazônia, é utilizada pelos artesãos das Reservas Extrativistas, misturadas com metais nobres, na confecção de jóias e vem obtendo grande aceitação nos mercados nacional e internacional.
Ascom – (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.