Panorama
 
 
 

BATAVO LIVRE DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003

Empresa decide garantir produtos isentos de organismos geneticamente modificados; guia de transgênicos é divulgado no interior de São Paulo

A segunda edição do “Guia do Consumidor” já teve a sua primeira vitória. Após sua publicação em maio, a Batavo
decidiu comprometer-se a não utilizar matéria-prima ou derivados de transgênicos em seus produtos.
No ano passado, a Perdigão proprietária da empresa, já havia oferecido a garantia aos produtos de sua marca própria. Agora, por meio de uma carta ao Greenpeace, estendeu o compromisso aos produtos da Batavo. Como resultado da pressão dos consumidores, 26 empresas já figuram a lista verde do Greenpeace, entre grandes, médias e pequenas.
Continue participando desta campanha: ao fazer suas comprar, utilize o guia do consumidor e proteste, utilizando o serviço de atendimento das empresas da lista vermelha. O número está disponível na embalagem dos produtos.

Divulgação do Guia

A campanha de Engenharia Genética iniciou em Santos, em 10 de junho, um tour pelas principais cidades do Estado de São Paulo para a divulgação do “Guia do Consumidor – lista de produtos com ou sem transgênicos”. São Paulo foi escolhido por apresentar o maior consumo de produtos alimentícios industrializados do país.
A programação inclui Santos, São José do Rio Preto e Bauru – que já forma visitadas – e também Sorocaba, Campinas e mais um município a ser definido. Em cada um, é escolhido um local público, como uma praça, um shopping ou uma universidade, onde é realizada a exposição de alguns dos 640 produtos listados, a distribuição gratuita do guia e o esclarecimento de dúvidas por ativistas e por uma especialista.
Depois de Santos, o tour esteve em são José do Rio Preto, no dia 25 de junho, e Bauru, no dia 1 de julho. Em todas as cidades visitadas até o momento, o interesse da população foi muito grande. Cerca de 1.200 cópias do guia foram distribuídas em cada local. (www.greenpeace.org/transgenicos/consumidores/guia2003/fotos).

Atenção: indústrias mentem ao consumidor

Muitas empresas da lista vermelha, ao serem contatadas pelos consumidores, declarando não utilizar ingredientes transgênicos. É o caso da Nestlé. A empresa continua negando o resultado de seis teste, encomendados pelo Greenpeace ao laboratório Genescan, de São Paulo, que comprovam a utilização de transgênicos em seus produtos.
Devido aos plantios ilegais de soja genericamente modificada no país e das importações de milho transgênico da Argentina, as indústrias de alimentos podem garantir produtos livres de OGMs quando adotam um controle na aquisição de matéria-prima e derivados de soja ou milho.
Para que uma empresa conste da lista verde, além de se comprometer e não utilizar transgênicos, ela deve declarar as medidas de controle adotadas. As indústrias que continuam na lista vermelha embora declarem não utilizar transgênicos, são aquelas que se negam a anunciar formalmente o tipo de controle realizado. Se a companhia realmente realiza esse controle, por que omiti-lo do consumidor.
Se alguma empresa da lista vermelha declarar a você que não utiliza transgênicos, pergunte como é feito seu controle. Se houver resposta, peça a ela um documento por escrito (fax, carta, email) e envie ao Greenpeace. Assim, entraremos em contato com ela.

Fonte: Diário de Bordo - Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.