Panorama
 
 
 

BRIGADAS VOLUNTÁRIAS DA CHAPADA DIAMANTINA
FAZEM PROTESTO

Panorama Ambiental
Mucugê (BA) – Brasil
Setembro de 2003

As 9 Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais, distribuídas no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina-BA, se retiraram, no último sábado, como forma de protesto, da II Oficina Interagências de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizada entre 12 e 13 de setembro, organizada pelo IBAMA e realizada no Parque Municipal de Mucugê.
Esta Oficina teve como objetivo elaborar um Plano de Ações Emergenciais Interagências para o período crítico em que a região se encontra. As instituições públicas presentes (IBAMA/Parque Nacional, PREVFOGO/IBAMA-DF, IBAMA/GEREX I, SEMARH, CORDEC, PM, COPPA, Corpo de Bombeiros, SFC e administração da APA Marimbús/Iraquara), salvo raras exceções, não tinham autoridade para decidir ou alegaram falta de recursos para atuarem em conjunto com as Brigadas Voluntárias, que há anos se dispõem a combater os focos que causam danos ao meio ambiente da Chapada Diamantina.
Segundo relatório apresentado pela gerência do Parque Nacional, só neste ano, as Brigadas Voluntárias participaram de praticamente 100% dos focos no interior da Unidade de Conservação, que já passam de cinqüenta. Ainda segundo o relatório, a participação do Corpo de Bombeiros foi restrita a dois combates e não houve participação efetiva do Governo do Estado, exceto esta participação dos militares. As Brigadas são atingidas principalmente pela falta de logística, pois atualmente só dispõem de um veículo cedido pelo
IBAMA para as ações no Parque Nacional, que contém débitos em toda a região por falta de repasses do Governo Federal.
As Brigadas Voluntárias são formadas por aproximadamente 150 guias locais, que dedicam tempo e esforços quando os incêndios surgem na região da Chapada. Elas existem há mais de 6 anos e são os principais responsáveis pela diminuição das áreas queimadas que, segundo a gerência do Parque, bateu recorde o ano passado, quando a área queimada não passou de 1% da área total da reserva. Isto se deu graças à ação imediata das Brigadas, que foram adquirindo conquistas decorrentes de seus anos de esforços em defesa da
Chapada Diamantina. Só que estas conquistas estão ameaçadas pela falta de competência dos órgãos públicos.
Durante a Oficina, manifestações das Brigadas pelo descaso dos órgãos públicos eram vistos a todo momento. Já na manhã de sábado, durante a Oficina, as Brigadas se reuniram e decidiram, como forma de protesto, se
retirar do evento, após várias explanações dos representantes dos órgãos públicos sobre suas deficiências. Deixaram claro que, independente do apoio, continuariam suas atividades voluntárias, e prometeram realizar outras manifestações de protesto.
Durante a Oficina, sete focos de incêndios foram localizados na região de Mucugê, combatidos pela Brigada Voluntária do município para não interromper o evento. Na tarde de sábado, finalizada a Oficina, um incêndio de grandes proporções dentro do Parque Nacional, também nas localidades de Mucugê, levou um contigente de 15 brigadistas (incluindo os que estavam no evento), a se deslocarem em único carro disponível para as Brigadas de toda a Chapada, para o combate, que perdurou até a noite. Neste, os brigadistas identificaram
diversas espécies de orquídeas queimadas em uma área em estado avançado de regeneração. Enquanto isso, incêndios irrompiam em outras partes do Parque, alguns destruindo matas ciliares, sem condições de combate por falta de logística.
As Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina vem, por meio deste documento, pedir apoio da sociedade civil. Além de podermos garantir a sobrevivência dos cursos d'água (80% das águas da Bahia nascem na Chapada Diamantina) e do ecossistema exclusivo da região, com notável endemismo (ex.: Beija-flor-de-
gravata-vermelha, sempre-viva Synghonantus mucugensis), podemos garantir a sobrevivência econômica de nossa população, pois boa parte depende do turismo responsável, e boa parte da Bahia depende das águas da Chapada Diamantina. Para tudo isso se manter, o ambiente precisa se manter saudável. E, para isso, existem os voluntários brigadistas.


Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais da Chapada Diamantina
Informações e contato:
Brigada Voluntária de Lençóis - (75) 334-1228 - brigadalencois@hotmail.com
Brigada Voluntária da ACV-VC - (75) 344-1087 - acv@valedocapao.com
Rogério Mucugê (Coordenador da Brigada do GAP) - (75) 332-2240 – mucuge@holistica.com.br

Demais fontes:
IBAMA / Parque Nacional da Chapada Diamantina - (75) 332-2229 - parnadiamantina@hotmail.com

Fonte: Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais da Chapada Diamantina

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.