Panorama
 
 
 

COMUNIDADES DEBATEM ECONOMIA
E MEIO AMBIENTE NO LITORAL PARAIBANO

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) - Brasil
Setembro de 2003

As comunidades de pescadores, catadores de mariscos e caranguejos, e as comunidades indígenas que residem na Área de Proteção Ambiental (APA) Barra do Rio Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, estão participando de oficinas de capacitação sobre a legislação ambiental, ecoturismo e exploração sustentável dos recursos naturais da área. O objetivo é definir expectativas e potencialidades dessas comunidades para a implantação de um Programa de Ecoturismo na APA, que é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Ibama.
Situada a 50 quilômetros de João Pessoa, a APA Barra do Rio Mamanguape abrange terras dos municípios de Rio Tinto, Marcação, Lucena e Baía da Traição e parte da reserva indígena Potiguara. Criada pelo decreto federal nº 924/93, em 10/09/1993, é a principal área de ocorrência do peixe-boi marinho no litoral do Nordeste. Dentre os objetivos da APA estão: garantir a conservação da área de alimentação e reprodução do peixe-boi marinho, espécie ameaçada de extinção; garantir a conservação dos manguezais, Mata Atlântica e recursos hídricos nela existentes; melhorar a qualidade de vida das populações residentes na área, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais.
As oficinas de capacitação estão sendo realizadas nas comunidades de Barra de Mamanguape, Lagoa de Praia, Tavares, Praia de Campina, Camurupim, Tramataia, Cravaçu, Aritingui, Jaraguá e Acajutibiró. Com duração de dois dias, começam sempre com uma reunião onde os moradores discutem os problemas da comunidade e apresentam as suas necessidades. A programação é desenvolvida pelo Ibama, por meio dos técnicos da APA, do Núcleo de Educação Ambiental e do Centro Mamíferos Aquáticos; e pelo Governo do Estado, através da PB-Tur, pela Prefeitura de Rio Tinto e pelo Sebrae.
Nesses encontros, são discutidos o potencial econômico, social e ambiental da APA, a legislação ambiental, noções básicas de meio ambiente e atividades econômicas que podem ser realizadas na unidade de conservação sem comprometer a qualidade dos ecossistemas. Atualmente, os principais problemas da APA são ocupação desordenada do solo, loteamentos irregulares, instalação de viveiros de camarão em mangues, devastação dos mangues para suprimento de madeira para casas e fornecimento de lenha e propostas para desenvolvimento do turismo sem critérios técnicos.
Um programa de ecoturismo, que possa ser executado pelos próprios moradores, está sendo construindo em parceria com a PB-Tur, Prefeitura de Rio Tinto e com o Sebrae, que também tem discutido com as comunidades empreendedorismo, associativismo, alternativas econômicas como o artesanato e pequenos negócios. O calendário de oficinas, que teve início em agosto último, estende-se até o próximo mês de novembro.
Ascom – (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.