Panorama
 
 
 

DEFESA CIVIL TREINA PARA PREVENÇÃO
CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2003

A qualificação do pessoal é a estratégia para o combate aos incêndios florestais, a defesa da natureza e da qualidade de vida da população. A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, organiza cursos para a formação de técnicos que atuarão na prevenção e no combate ao fogo nas matas.
Desde agosto, 400 bombeiros e voluntários do Tocantins, de Rondônia, do Amapá, de Roraima, do Amazonas e de Goiás assistiram a 80 horas de aula, durante duas semanas, para aprender sobre o manejo de vegetação, com queima controlada, e uso do fogo no combate ao incêndio, técnica chamada de fogo-contra-fogo. Um curso está em andamento e outros seis estão agendados para até o fim do ano.
Os instrutores dos Cursos de Prevenção Contra Incêndios Florestais são oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que viajam pelo país e colaboram para a padronização da linguagem e dos métodos. Durante as duas semanas os alunos praticam técnicas de uso do abafador, da bomba costal e do aparelho chamado pinga-fogo, que serve para queimas controladas e no fogo-contra-fogo.
"É uma mudança na estratégia de trabalho, que caminha, agora, para a idéia de prevenção", diz o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Paulo Roberto Góes. "Os órgãos estaduais de defesa civil ficarão com pessoal mais capacitado para o combate aos incêndios."
A escolha das sedes dos cursos obedeceu prioridades identificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, parcialmente, o Maranhão compõem a área do Programa de Prevenção Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco). O Proarco faz monitoramento e avaliação do risco de incêndios florestais em áreas críticas e identifica as áreas de maior risco de ocorrência.
Além da região do Proarco, Goiás também terá bombeiros e voluntários formados para o combate mais efetivo aos incêndios florestais. Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul têm curso programado para outubro. Em novembro, as aulas serão no Ceará e em Roraima. O ciclo de treinamento de 2004 está previsto para terminar em dezembro, com aulas no Amapá.

Fonte: Amazônia (www.amazonia.org.br)
Redação
Radiobrás (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.