Panorama
 
 
 

DIMINUEM INCÊNDIOS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Mais de 20 unidades de conservação estão sendo consideradas pelo Ibama como fora de perigo de novos incêndios. Nas demais, a situação está sob controle. Na avaliação feita hoje pela Diretoria de Proteção Ambiental ( Dipro) , o fogo ainda persiste em uma área no Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, mas a ação dos índios, ao lado dos técnicos e brigadistas do Ibama, desde a tarde de sexta-feira (26), tem sido fundamental para manter o fogo sob controle na unidade.
Uma equipe de 21 brigadistas, sendo 11 indígenas e 10 do Prevfogo se deslocou hoje para a área onde ainda ocorriam focos de incêndio. Enquanto isso, outra equipe trabalha no rescaldo na borda da mata do Mamão, onde o fogo foi controlado neste final de semana.
O Prevfogo ainda mantém em estado de alerta a Floresta Nacional Jatuarana (AM), a Floresta Nacional Cristópolis (BA), a Reserva Biológica do Gurupi (MA), as Florestas Nacionais Itaituba II e Altamira (PA), o Parque Nacional de Pacaás Novos, a Reserva Biológica do Jaru e a Floresta Nacional Jamari (RO). Essas áreas serão mantidas sob monitoramento até que sejam averiguadas as informações sobre focos de calor detectados no interior ou nas proximidades das unidades.
Nas próximas horas deverão sair do alerta amarelo o Parque Nacional da Serra do Divisor (AC), a Floresta Nacional Purus, a Reserva Biológica de Santa Isabel (SE) e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (TO). Nessas áreas não foram mais registrados focos de calor.
O Ibama está fazendo avaliação da área queimada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), onde o fogo foi considerado extinto. Também no Parque Nacional de Ilha Grande (PR) não há mais sinal de incêndio, mas a estimativa é de que a área queimada chegue a 30 mil hectares.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.