 |
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL COMO
INSTRUMENTO DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003
|
 |
A Coordenação-Geral
de Educação Ambiental do Ibama realiza,
de 05 a 18 de outubro, o XVI curso prático
de "Introdução à Educação
no Processo de Gestão Ambiental". Trata-se
de uma experiência pioneira no Brasil na formação
inicial do educador e pré-requisito para
o servidor trabalhar no Programa de Educação
Ambiental do órgão.
Com carga horária de 136 horas, o curso será
realizado em Tamandaré/PE, no Centro de Pesquisas
e Gestão de Recursos Pesqueiros do Nordeste
(Cepene). A aula inaugural abordará "O
Estado e a Questão Ambiental do Brasil".
O curso mostra que para cumprir seu papel de instrumento
de gestão ambiental e obter a participação
de todos na prevenção e na solução
dos problemas ambientais, o processo educativo não
pode ser um ato isolado nem impositivo. Ele deve
ser desenvolvido com os atores sociais envolvidos
com as atividades e o uso intensivo dos recursos
ambientais (produtores rurais, pescadores, comunidades
afetadas por riscos ambientais, responsáveis
pela execução das políticas
públicas, etc.).
Isso significa que para obter os resultados desejados,
a educação ambiental deve ser praticada
em articulação com atividades de conservação
da biodiversidade, zoneamento e licenciamento ambiental,
gerenciamento costeiro e de resíduos, manejo
de recursos ambientais, gestão de recursos
hídricos, ecoturismo, e tantas outras.
Nessa perspectiva, a prática exige que o
educador tenha capacidade para atuar com grupos
culturalmente diferenciados. Além disso saiba
mediar situações de conflito que afetem
a qualidade do meio físico-natural, social
e construído.
Nos quinze cursos realizados participaram quinhentos
educadores do Ibama, órgãos estaduais
de meio ambiente, prefeituras, ONG’s, universidades,
secretarias de educação, Incra, Chesf,
Senac, vigilância sanitária, sindicatos
e Caixa Econômica Federal.
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa