Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS TENTAM SALVAR
ARARA-AZUL-DE-LEAR DA EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Nos dias 23 e 24 de setembro, os especialistas ligados ao Comitê de Conservação e Manejo da Arara-Azul-de-Lear se reúnem na Praia do Forte, a 70 km de Salvador, na Bahia para discutir estratégias de conservação de uma das aves mais ameaçadas de extinção do mundo e que existe apenas no sertão baiano.
O comitê tem representantes do Ibama, da Fundação Biodiversitas, da Fundação RioZoo, da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Conservation International e do Busch Gardens, da Flórida, entre outros. As atividades de campo relacionadas à conservação da espécie funcionam sob a coordenação do Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres, Cemave/ Ibama.
De acordo com o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello, entre as prioridades a serem discutidas pelo comitê estão o monitoramento das aves no habitat natural, a continuidade da realização de censos populacionais e os estudos sobre a biologia reprodutiva da espécie. “O desafio para os pesquisadores é obter dados sobre a produtividade dos ninhos”, acrescenta Mello.
Segundo ele, programa de recuperação da espécie em cativeiro é outro tema que poderá ser redimensionado conforme as avaliações que serão feitas pelo comitê a partir dos dados dos mantenedores que também participarão da reunião na Praia do Forte.
Endêmica - A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) existe apenas na região do Raso da Catarina, próximo aos municípios de Jeremoabo, Canudos e Euclides da Cunha. A espécie esteve próxima ao extermínio total devido, principalmente, à captura ilegal destinada ao tráfico internacional de animais silvestres.
Por meio de ações de conservação desenvolvidas nos últimos anos em parceria com proprietários de terras da região e outras instituições, o Ibama conseguiu conter a situação e hoje a população de araras-azuis-de-lear conta com cerca de 455 indivíduos, conforme dados do censo realizado no final do primeiro semestre deste ano.
Quarentenário e turismo ecológico - Sob a coordenação do Cemave, já está em fase de construção na Praia do Forte, no litoral da Bahia, um quarentenário que será dedicado exclusivamente ao trabalho de conservação de araras-azuis-de-lear e da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). A obra deverá estar concluída até o segundo semestre deste ano.
Além do quarentenário, será construído também no local um Centro de Reprodução para estas araras, com o intuito de aumentar a população em cativeiro visando futuras reintroduções.
Outra atividade que o Cemave deverá desenvolver a partir deste ano e que deverá ser discutida também no âmbito do novo comitê é o turismo de observação de aves na região de ocorrência das araras-azuis-de-lear. Devido à raridade e à beleza das aves, elas são atração internacional.
Observadores de aves de todo o mundo querem ver as aves em seu ambiente natural. Por isso, o Cemave está organizando nos moldes técnicos necessários expedições com o objetivo de levar os interessados a conhecer mais sobre a ecologia das araras. Além de ver essas aves, os turistas também conhecerão outras espécies de aves que ocorrem na região que também representam um atrativo ambiental importante para os observadores.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.