Panorama
 
 
 

FALCÕES BRASILEIROS AJUDARÃO
A EVITAR ACIDENTES AÉREOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Falcões, gaviões e corujas serão os novos aliados dos controladores de vôos dos principais aeroportos brasileiros. O Ibama deverá autorizar nas próximas semanas o uso da falcoaria para afugentar as aves que ameaçam a segurança dos vôos e ainda causam prejuízos às companhias aéreas. Serão autorizadas apenas aves de rapina brasileiras da ordem dos falconiformes(falcões e gaviões) e strigiformes(corujas), desde que não constem na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
As aves dessas ordens são predadoras naturais e basta a sua presença na área dos aeroportos para espantar espécies que costumam colidir com as aeronaves, entre elas: quero-queros, garças, pombos, gaivotas, pardais e urubus. A falcoaria é uma técnica eficiente, mas deve ser associada a outras, principalmente a eliminação dos lixões próximos aos aeroportos, fator de atração de aves indesejadas quando se trata do tráfego aéreo.
A regulamentação que será publicada exigirá que os falcoeiros sejam credenciados no Ibama para que o exercício da atividade se dê de maneira controlada. No Brasil, existem cerca de vinte especialistas que se dedicam à criação e ao adestramento das aves para a prática da falcoaria.
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa/Aeronáutica), só neste ano foram registrados 231 incidentes nos aeroportos brasileiros. Uma ave de aproximadamente um quilo e meio ao se chocar com uma aeronave a 600 km/h gera um impacto de cerca de cinco toneladas. Conforme os especialistas, a colisão pode provocar até mesmo a queda da aeronave. A falcoaria é uma arte medieval e atualmente faz parte das estratégias de segurança na Argentina, Estados Unidos e Europa.
Ascom - (61)316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.