Panorama
 
 
 

FOGO NA CHAPADA DOS VEADEIROS ESTÁ SOB CONTROLE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Depois de cinco dias de intenso combate contra as chamas, os mais de 70 brigadistas do Ibama, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Anjos Verdes, de Goiânia, conseguiram nesta quarta-feira controlar o fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Alguns focos ainda persistem em pontos isolados, mas são prontamente combatidos e a previsão é que, nas próximas horas, o incêndio no parque esteja totalmente sob controle.
Outras seis unidades de conservação continuam merecendo atenção especial do Ibama, que mobiliza mais de 500 brigadistas no combate aos incêndios que continuam ocorrendo: Parques Nacionais do Itatiaia (RJ), de Ilha Grande (PR), do Araguaia (TO), Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO), e Reservas Biológicas de Sooretama (ES) e do Jaru (RO).
No Parque Nacional do Itatiaia, as informações de técnicos da unidade são de que o fogo está sob controle. Mesmo assim, 21 brigadistas, com apoio da Unidade Móvel de Combate, foram deslocadas para o local. É uma área de difícil acesso situada no contorno do Pico das Agulhas Negras. Já no Parque Nacional de Ilha Grande 60 pessoas continuam no combate às chamas com apoio de três helicópteros e dois tratores. As informações são de que uma das linhas de fogo já se aproxima do aceiro, construído para deter as chamas.
No Parque do Araguaia 21 brigadistas do Prevfogo/Ibama continuam de prontidão para garantir o controle do incêndio na unidade. Na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, os primeiros focos foram controlados. O problema na área é que, em função da situação fundiária irregular da unidade, fazendeiros e posseiros continuam realizando queimadas quase que diariamente em seu interior.
Na Reserva Biológica de Sooretama os focos de incêndios foram identificados em áreas particulares do entorno da unidade. O Ibama, no entanto, está oferecendo apoio ao combate, com o objetivo de resguardar a unidade. Na Reserva Biológica do Jaru, o Ibama continuava, hoje, em campo verificando os focos de incêndio para iniciar o combate.
Além dessas unidades, o Ibama está conseguindo controlar os focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), atingido por um raio; no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), no PN de Cavernas do Peruaçu (MG), na Estação Ecológica de Uruçui-Uma (PI) e no PN da Serra da Capivara (PI).
O Ibama mantém sob alerta o Parque Nacional da Amazônia (PA), Reserva Biológica do Tapirapé (PA), Floresta Nacional de Itacaiúnas (PA), Floresta Nacional de Tapirapé-Aquiri (PA) e Parque Nacional da Serra das Confusões (PI). Nessas unidades foram identificados focos de calor pelos satélites.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.