Panorama
 
 
 

GOVERNO DO ACRE AFIRMA QUE DESMATAMENTO DIMINUIU NOS ÚLTIMOS 4 ANOS EM RESPOSTA À MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA VEJA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Outubro de 2003

Governo da Floresta responde à matéria da revista Veja que afirma que desmatamento aumentou durante a atual e a primeira gestão petista à frente do estado

O governo do estado do Acre divulgou hoje uma resposta à matéria "O crime da motosserra" publicada pela revista Veja na edição 1821. Além das respostas do próprio governo estadual, foi anexada ao documento uma carta de esclarecimento do coordenador do Programa de monitoramento ambiental da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Dalton Valeriano. O Inpe é responsável pelos dados oficiais de desmatamento da Amazônia.
Segundo o governo do Acre não é verdade que "os cálculos dos cientistas revelam, que nos últimos vinte anos, o desmatamento aumentou justamente depois da posse de Viana, em 1999" como está escrito na matéria de Veja, mas sim o contrário. O governo afirma que comparado à série histórica anterior (1988-1998), o índice de desmatamento no estado apresenta um decréscimo da ordem de 10%, segundo dados do próprio do Inpe.
Dalton Valeriano, do Inpe, afirma em seu esclarecimento que está "incorreta a taxa de desmatamento no Estado do Acre no período 2001-2002 publicada no gráfico apresentado na referida matéria, assim como é incorreta a afirmação de que este valor se trata de uma medição". O coordenador afirma que esta taxa foi obtida com a soma de taxas de desmatamento de três imagens que não correspondem somente à área do Acre e sim à área do Acre somada a regiões de outros estados. Valeriano coloca também que a reportagem de Veja, usou sua expressão "é uma destruição horrorosa" fora de contexto, pois referia-se à taxa de desmatamento de toda a Amazônia e não a um estado em particular. A taxa oficial do Inpe para o biênio 2001-2002 ainda não foi fechada, pois ainda é necessário incluir dados do mês de setembro deste ano.
O governo do Acre também coloca que no ranking dos estados da Amazônia Legal que mais contribuíram com o desmatamento no período 1988-2001 encontra-se na sétima posição, entre nove estados. O Acre só responde pó 2,7% da área amazônica desmatada, perdendo apenas para Roraima (1,1%) e Amapá (0,3%). Os primeiros colocados do desmatamento seriam o Pará (33,9%) e o Mato Grosso (25%). Sua taxa média de desmatamento durante a gestão de Jorge Viana também é menor que média amazônica: 0,32% contra 0,49% (1999), 0,40% contra 0,52% (2000) e 0,31% contra 0,52% (2001).
O esclarecimento do Governo do Acre pode ser lido na íntegra, assim como a carta enviada ao Secretário de Meio Ambiente do Acre pelo coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Inpe, Dalton Valeriano. Já a matéria de Veja não pode ser reproduzida aqui por questões de direito autoral, mas pode ser lida pelos assinantes no website da revista.

Fonte: www.amazonia.org.br
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.