Panorama
 
 
 

GREENPEACE EXIBE HORROR NUCLEAR
NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003

Durante audiência pública, ativistas protestaram contra o projeto de construção de Angra 3

Na manhã desta quarta-feira, ativistas do Greenpeace protestaram contra a intenção de setores do governo Lula de construir uma nova usina atômica no país. A manifestação foi realizada durante uma audiência pública sobre o
programa nuclear brasileiro, na Câmara dos Deputados.
Sem ser identificados, os ambientalistas sentaram-se junto aos demais ouvintes da audiência, até o momento em que o presidente da Eletronuclear, Zieli Dutra Thomé Filho, iniciou o seu pronunciamento em defesa da construção da usina Angra 3. Portando enormes fotos de crianças e fetos malformados, gerados após a explosão da central nuclear ucraniana de Chernobyl de 1986, os ativistas do Greenpeace deixaram claro quais podem ser as consequências da retomada da aventura nuclear brasileira. “Usinas nucleares são inseguras, caras, ultrapassadas e sujas”, disse o diretor-executivo do Greenpeace, Frank Guggenheim.“Ao mostrarmos o horroroso legado da explosão de Chernobyl, que resultou em cerca de 3,5 milhões de vítimas oficiais, queremos alertar a sociedade para
os riscos a que uns poucos políticos e empresários, com interesses bastante distantes dos da nossa população, querem submeter milhões de brasileiros”, afirmou. Frank Guggenheim foi convidado a participar da audiência pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
O Greenpeace propõe que, em vez de gastar outros bilhões de dólares na construção de uma nova usina nuclear, indústria considerada obsoleta na maioria dos países desenvolvidos e que pouco contribuirá para a matriz energética brasileira, o governo incentive fontes de energia renováveis e limpas como a eólica, a de biomassa e a solar, usando tecnologia nacional, formando fábricas para a produção de equipamentos, gerando empregos e trazendo divisas para o país.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.