Panorama
 
 
 

GREENPEACE PROTESTA CONTRA
LIBERAÇÃO DE SAFRA TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003

Medida aprovada em maio pelo Congresso beneficia Monsanto, desrespeitando consumidores, Justiça e legislação ambiental brasileira; produto não passou por qualquer avaliação

No dia 6 de maio, uma semana antes da votação da Medida Provisória 113 no Congresso Nacional, ativistas do Greenpeace fizeram em Brasília uma manifestação pacífica contra sua aprovação. Um trator representando a
Monsanto, principal beneficiada pela MP, passou por cima de diversas placas que simbolizavam o meio ambiente, a opinião pública, a exportação agrícola, e segurança alimentar, a legislação brasileira, os pequenos agricultores e o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar).
Ao final, o veículo foi barrado por um grupo de ativistas que carregavam uma faixa com os dizeres “Congresso Nacional: não deixe a Monsanto passar por cima do Brasil” Com a MP 113, o governo federal liberou a comercialização da safra de soja transgênica plantada ilegalmente no país em 2002, inclusive para o consumo humano. A soja transgênica da Monsanto (Roundup Ready) entrou no Rio Grande do Sul pela Argentina, onde não há restrições a OGMs. Como se não bastasse sua liberação no mercado interno, a multinacional ainda quer cobrar royalties dos

exportadores do produto. “A MP 113 beneficia a Monsanto por colocar no mercado interno um produto da empresa que não passou por qualquer tipo de avaliação. Além disso, a medida desrespeita uma sentença judicial que determina o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de saúde humana, normas de rotulagem plena e rastreabilidade, antes da liberação comercial de qualquer transgênico”, afirma Mariana Paoli, coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.
O texto da MP foi aprovado com algumas alterações, mas não a ponto de liberar os transgênicos no Brasil de forma geral. Para garantir a aprovação do texto, o governo havia negociado com a bancada ruralista a apresentação de um novo Projeto de Lei sobre o tema, com o objetivo de definir a questão no país. Segundo as negociações, o PL deverá ser aprese3ntado em breve. Mas uma vez a sociedade poderá não ser ouvida.
Em conjunto com a rede de ONGs “Por um Brasil Livre de Transgênicos”, o Greenpeace exige que o debate sobre transgênicos seja franco, aberto e democrático. Acreditamos que há seis pontos mínimos que as leis brasileiras devem garantir:

  • Estudo de Impacto Ambiental (EIA) previamente à liberação de qualquer espécie transgênica no meio ambiente;
  • Avaliação de riscos `saúde pela Anvisa/Ministério da Saúde;
  • Reformulação de composição da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio, do Ministério de C&T), na qual constem cientistas de áreas variadas, como toxicologia e ética, além de representantes de outros segmentos da sociedade excluídos da atual Comissão (agricultura familiar e ambiental), e um representante do Ministério da Justiça;
  • Esclarecimento quanto à natureza do parecer técnico da Comissão que, ao nosso ver deve ser opinativo e não deliberativo. Assim, não poderá impedir ou limitar, sob qualquer hipótese, as competências técnicas e legais de outros órgãos da administração pública (Anvisa, Ibama, etc);
  • Rotulagem plena de qualquer produto que seja transgênico ou que contenha OGMs, independentemente do percentual;
  • Responsabilização daquele que decidir plantar espécie geneticamente modificada pela contaminação das propriedades vizinhas.

Fonte: Diário de Bordo - Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.