Panorama
 
 
 

GRUPO EM DEFESA DO MARAJÓ

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Setembro de 2003

O GRUPO EM DEFESA DO MARAJÓ (GDM) é uma organização não-governamental que há mais de 20 anos teve início com atividades de educação ambiental organizadas a partir do campi da Universidade Federal do Pará, na ilha de Marajó, na cidade de Soure (Pa). Dedica-se ao desenvolvimento sustentável das populações locais. Desde esta data de 26 de agosto do corrente – a qual se deve tornar, oficialmente, DIA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA em reconhecimento nacional do acordo de paz entre os 7 Caciques marajoaras e o representante do rei de Portugal e do Papa, o padre Antônio Vieira, no rio Mapuá em 1659 –, se lança à campanha pública para promoção da educação patrimonial com objetivo da obtenção do título de Patrimônio Natural da Humanidade relativo ao lago Arari (berço da milenar cultura marajoara pré-colombiana) e de Reserva da Biosfera a ser atribuída à Ilha do Marajó cerca do ano 2010.
Nesta oportunidade, cumprimenta muito atenciosamente as autoridades constituídas em todos os níveis federal, estadual e municipal e demais instituições públicas e privadas da República Federativa do Brasil interessadas em promover a melhoria de vida e elevação do índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da gente Marajoara; solicitando a todos tornar-se porta-voz do movimento em busca de “UM MILHÃO DE AMIGOS DA GENTE MARAJOARA” reendereçando cópias desta mensagem com objetivo de estabelecer futuros contatos. Inclusive, no que diz respeito à próxima inauguração da Universidade Livre do Marajó – Unilivre MARAJÓ, sob responsabilidade deste GDM.

S.O.S. CULTURA MARAJOARA
Lago Arari – Patrimônio Natural da Humanidade
Ilha do Marajó – Reserva da Biosfera 2010

Fonte: GDM
José Varella, presidente do Conselho Curador do GDM

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.