Panorama
 
 
 

IBAMA CONTROLA FOGO NA SERRA DA CANASTRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Cerca de 40 brigadistas do Prevfogo/Ibama e do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar, hoje, os incêndios no Parque Nacional de Serra da Canastra, em Minas Gerais. Durante a tarde foi realizado trabalho de rescaldo nas áreas mais afetadas, enquanto algumas equipes se ocupavam em extinguir os últimos focos que ainda resistiam. O coordenador do Prevfogo, Heloiso Figueiredo, informou que as atenções, hoje, estão concentradas no combate às chamas no Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, e no PN da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Em Ilha Grande um contingente de mais de 100 homens permanece no local dando combate aos focos que se espalham numa área plana, de fácil propagação. Na Chapada dos Veadeiros, a previsão é de que as chamas sejam controlada nos próximos dois dias. O fogo persiste também no Parque Nacional do Araguaia, onde 50 brigadistas estão de prontidão para efetuar o combate; e na Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins, que tem 30 pessoas mobilizadas.
No total, são cerca de 300 homens atualmente no combate ao fogo nas cinco unidades de conservação do Ibama. De acordo com Heloiso Figueiredo, o Ibama tem conseguido resultados cada vez mais favoráveis de combate aos incêndios florestais e queimadas. Os trabalhos evoluíram muito em relação ao ano passado, por exemplo. “Este ano conseguimos aumentar de 800 para 1.000 o número de brigadistas, distribuídos em 40 unidades de conservação consideradas mais críticas”, afirma o coordenador do Prevfogo.
Para ele, o Ibama está, também, mais bem equipado para dar respostas mais rápidas em situações de emergência. “Nós só precisamos evoluir mais no trabalho de prevenção, principalmente no entorno das unidades de conservação, de onde se originam a maioria dos incêndios que acabam invadindo os parques”, admite Figueiredo. Para ele, a principal causa dos incêndios nos parques vem da displicência das pessoas no uso do fogo.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.