Panorama
 
 
 

IBAMA LANÇA CADERNETA DE PESCA
NA BRASIL FISHING SHOW DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2003


O IBAMA lança nesta quarta-feira, dia 10/9, às 19h30hs, durante na Brasil Fishing Show que acontece até o dia 14 no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com o apoio do Programa Terra da Gente - EPTV, a Caderneta
de Pesca. A caderneta é uma iniciativa do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora - PNDPA com o objetivo de facilitar a prática da pesca pelos apreciadores.
“Na caderneta, constam informações que orientam o pescador a praticar uma pescaria responsável”, diz o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello. Segundo ele, a caderneta traz os tamanhos mínimos de captura dos peixes, as cotas de captura e transporte permitidas pelo Ibama e demais órgãos ambientais dos Estados e desenhos para ajudar o pescador na identificação das principais espécies de peixes.
De acordo com o diretor, a idéia é que os pescadores levem a caderneta para a pescaria e anotem na ficha de coleta os peixes capturados, incluindo tamanho, peso, tipo de isca utilizada, informações sobre as condições ambientais (horário, local de pesca, condições do dia, fase da lua, tipo de água) etc. A caderneta traz ainda um espaço para a foto do peixe. Sempre que o pescador for para uma pescaria poderá imprimir / atualizar a caderneta na página do PNDPA. Ao retornar da pescaria, o pescador pode inserir as informações em um formulário (on-line), que será disponibilizado brevemente na página.
As informações serão analisadas e ajudarão o Ibama a conhecer mais sobre os locais de captura e os peixes capturados. “Esse tipo de informação é útil para que o Ibama possa melhorar sua atuação”, explica Rômulo Mello. Algumas relações que podem ser feitas com os dados anotados pelo pescador em sua caderneta como tipo de peixe/cor da água, tipo de peixe/fase da lua, tipo de peixe/local de pesca, tamanho do peixe/local de pesca, tipo de peixe/hora de pesca/condições são informações importantes sobre o comportamento das espécies que podem tornar a pescaria mais produtiva.
Atendendo a uma reivindicação de pescadores amadores aposentados, o Ibama lançou há um mês um novo formulário (Carteira de Pesca), onde o pescador poderá optar pela carteira permanente ou pela especial, que garante o mesmo direito aos menores de 18 anos. Essa carteira não é obrigatória e deve ser acompanhada de identidade ou comprovante de aposentadoria.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.