Panorama
 
 
 

IBAMA RECEBE PRÊMIO DE TURISMO
POR PROTEGER E CONSERVAR AS CAVERNAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2003

O Ibama recebe hoje o “Prêmio UPIS de Turismo 2003” pela atuação do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (CECAV), vinculado à Diretoria de Ecossistemas. O objetivo do prêmio, concedido desde 11000 pela União Pioneira de Integração Social – Faculdades Integradas, é homenagear os profissionais e as instituições que mais se destacaram no desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil.
O Ibama foi escolhido por decisão unânime na categoria Instituição Pública, entre centenas de concorrentes, pelos excelentes resultados de monitoramento, manejo e conservação das cerca de cem cavernas turísticas licenciadas com esta finalidade. A prioridade do CECAV é a implantação de planos de manejo para fins de turismo espeleológico.
Embora as 3.200 cavernas cadastradas no CECAV não representem nem dez por cento do potencial brasileiro, mesmo assim o espeleoturismo nacional está entre os melhores e os mais procurados do mundo pela representatividade, extraordinária beleza cênica, riquezas culturais, arqueológicas e paleontológicas de suas grutas.
Distribuídas por 21 estados, a maioria das cavernas conhecidas está na região Sudeste, 47 por cento só em Minas Gerais e 17 por cento em São Paulo. Na região Centro-Oeste, a maioria está em Goiás; na região Sul, a maior concentração é no Paraná; a Bahia destaca-se na região Nordeste. O restante está na região Norte, ainda pouco explorada.
Diante do crescente interesse também dos brasileiros pelo turismo espeleológico, o Gerente do CECAV, geógrafo Ricardo Calembo Marra, alerta para os riscos aos visitantes e os irreversíveis impactos ao ambiente cavernícola quando a visitação pública não observa as regras específicas de manejo para a proteção destes frágeis ecossistemas.
As cavernas propiciam opções de lazer, espeleomergulho, ecoturismo, pesquisas para a conservação de sítios arqueológicos e fossilíferos, de reservatórios estratégicos de água e de minerais raros com formações geológicas inigualáveis. As grutas são, ainda, importantes habitats de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como servem também para manifestações sociais e religiosas.
Para minimizar as inevitáveis alterações das características físico-ambientais das grutas, o CECAV destaca a importância do engajamento de todos para proteger as potencialidades e as características originais deste imenso patrimônio nacional de grandes alternativas econômica, histórica, cultural, científica e de sustentabilidade para as futuras gerações.
Até a respiração e o vestuário interferem no ambiente das cavernas. Por isso, o CECAV recomenda como itens básicos que devem ser observados pelos agentes de turismo, esportistas e visitantes para garantir a integridade física das grutas turísticas:
Priorizar a conservação, não o comércio; adotar mecanismos eficientes de controle e de monitoramento para garantir a proteção do ecossistema; fixar o número ideal de visitantes para cada tipo de caverna para reduzir a poluição térmica, química e biológica; associar a visitação pública a programas de educação ambiental, visando transmitir conhecimentos, instruir e cativar As pessoas para a conservação das cavernas; incentivar o espeleoturismo sustentável; adotar uma série de procedimentos indispensáveis; para reduzir os impactos negativos sobre As cavernas conservar limpo o ambiente externo, etc.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.