Panorama
 
 
 

IF DISCUTE GESTÃO DA RESERVA
DA BIOSFERA EM TORNO DA CAPITAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003

O Instituto Florestal realiza nesta quarta-feira (1º/10), das 9 às 17,30 horas, um encontro para discutir estudos relativos à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, com a participação de representantes dos diversos setores da sociedade. O objetivo do evento é de estabelecer uma base de dados para subsidiar a tomada de decisões socioambientais para orientar a avaliação dessa área que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO declarou, em 1994, como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
A reunião, denominada I Workshop de Usuários da Avaliação Sub-Global da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, é decorrência do I Workshop Científico da Avaliação Sub-Global, realizado no dia 19 de agosto passado, com a finalidade de proceder a uma avaliação dos ecossistemas e a sua relação com o bem-estar da população e com os processos de tomada de decisão no âmbito desse espaço protegido.

Programa
8:30h Recepção e inscrição dos participantes
9:00h Abertura
Maria Cecília Wey de Brito – Diretora Geral do Instituto Florestal
Celso Salatino Schenkel – Coordenador de Ciências e Meio Ambiente da Unesco-Brasil

Apresentação dos participantes

9:40h Apresentação da Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AM)
Prof. Dr. Fernando Almeida – Presidente Executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Membro do Conselho Internacional da Avaliação Ecossistêmica do Milênio
10:30h Intervalo para café
10:45h Perguntas e debates sobre a AM
11:00h Apresentação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) e da proposta da Avaliação Sub-Global (ASG)
Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor – Coordenador da RBCV
11:40h Perguntas e debates sobre ASG
12:00h 1º grupo: Exibição de vídeo sobre AM (12:00h-12:30h) e almoço oferecido pelos organizadores
2º grupo: Almoço oferecido pelos organizadores e exibição de vídeo sobre AM (13:00h-13:30h)
13:30h Apresentação da dinâmica dos trabalhos da tarde
14:00h Trabalho em grupos
16:00h Relatos das discussões dos grupos e debates gerais
17:30h Encerramento

O evento tem o apoio da UNESCO / CEBDS, Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, Fundação Florestal e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

A Reserva da Biosfera

A figura das reservas da biosfera surgiu em 1976, no âmbito do programa “O Homem e a Biosfera” da UNESCO, para estimular as relações de sustentabilidade entre os ecossistemas em todo o mundo e as populações e comunidades. Dessa maneira, a UNESCO declarou, em 1994, a área que envolve as regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, integrando a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Formada por florestas, manguezais, cerrado, corpos d´água, áreas cultivadas e pequenas áreas urbanas, entre várias outras coberturas e usos, essa Reserva da Biosfera abriga áreas de grande expressão ecológica no Estado de São Paulo, possuindo ainda uma característica comum: grande relação de troca com as citadas metrópoles. Por um lado, são fontes de inúmeros serviços ambientais relevantes para a vida metropolitana. Por outro, são áreas que recebem a influência de vários vetores de alteração ambiental originados pelos processos urbanos.
O estudo e a intervenção nesse espaço são objeto da gestão Reserva da Biosfera, tendo sido o principal fator motivador de sua declaração. Hoje, a aplicação do conceito de reservas da biosfera em áreas urbanas e periurbanas constitui matéria de especial atenção no âmbito do programa “O Homem e a Biosfera”. A crescente importância da temática tem como pano de fundo o fato de que a população mundial concentra-se cada vez mais nas áreas urbanas, inchando-as além da capacidade de sustentação dos ambientes onde estão assentadas.
As discussões em favor das cidades sustentáveis, que começam a ganhar espaço em todos os países, não têm tratado com a devida profundidade os mecanismos de sustentação das grandes urbes. Em parte por dissociarem das zonas urbanas suas dimensões periurbanas e rurais, importantes detentoras dos serviços ambientais utilizados por essas megapopulações.
Nesse contexto, o papel da gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e das avaliações decorrentes constituem um instrumental importante para estabelecer diretrizes para uma relação harmônica com as metrópoles e seu entorno.
Para visualizar a delimitação geográfica da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, consulte o site www.iflorestsp.br/rbcv/index.html

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.