Panorama
 
 
 

JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS
SÃO TRANSFERIDOS PARA NOVEMBRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

O Ministério do Esporte adiou a realização dos VI Jogos dos Povos Indígenas, previstos para o período de 4 a 11 de outubro na Praia da Graciosa, em Palmas (TO). A nova data para realização dos jogos será de 1º a 8 de novembro. A decisão foi anunciada hoje pelo ministro Agnelo Queiroz. O adiamento da competição se deu em função do atraso na liberação de recursos do orçamento da União.
A decisão de adiar os Jogos Indígenas ocorreu durante reunião entre dirigentes do Ministério do Esporte, organizadores do evento e lideranças indígenas. O secretário de Esporte Educacional do Ministério, Orlando Silva Júnior, explicou que a verba para os jogos deveria ser liberada com antecedência mínima de três meses do início da competição. Devido aos contingenciamentos orçamentários do Ministério do Esporte, isso não foi possível.
Os Jogos Indígenas começaram em 1998. A competição tem garantido o resgate da auto-estima destes povos, além de promover a cultura indígena, seus valores e costumes. O evento tem o patrocínio do Ministério do Esporte e é organizado pela Secretaria de Esporte de Tocantins, com apoio da Prefeitura de Palmas e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
A edição dos jogos deste ano contará com a participação de 47 etnias e envolverá mais de 1.200 atletas. Sete desses povos vão participar pela primeira vez da competição: os Avá Guajá e os Kappor (MA), os Avá Canoeiro (GO), os Nambikwára e os Uru-Eu-Wau-Wau (RO), e os Waimiri Atroari e Hixkariana (AM).
Comunidades indígenas de outros países também vão participar dos VI Jogos Indígenas em Tocantins. Virão ao Brasil dez índios canadenses, vinte da Guiana Francesa (da tribo Kalina) e quarenta índios da comunidade Wai-Wai, que moram na região da fronteira brasileira com a Guiana Inglesa.
A aldeia olímpica já está sendo construída para abrigar os atletas. As modalidades dos Jogos Indígenas são arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, xikunahaty - espécie de futebol que se joga com a cabeça, arremesso de lança, luta corporal, natação e zarabatana.

Fonte: Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)/www.amazonia.org.br
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.