Panorama
 
 
 

LIVRO MEIO AMBIENTE NO SÉCULO 21 TRATA
DO TEMA SOB O ENFOQUE DA TRANSVERSALIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003

A publicação, que será lançada na noite de hoje (23/9) pela Sextante Editora no Museu da República, no Rio de Janeiro, é o resultado de um desafio que o jornalista André Trigueiro decidiu levar adiante. Ao longo de 367 páginas, 21 especialistas (Trigueiro entre eles) escrevem sobre suas áreas de conhecimento, tendo como objetivo explicar ao público em geral de que forma a questão ambiental as perpassa.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, autora do prefácio do livro, é conhecida por ter levado ao governo o conceito de transversalidade, pelo qual todas as decisões governamentais devem levar em consideração o fator socioambiental. O jornalista André Trigueiro aproveitou a semente para dar origem a um novo desafio: como essa mesma transversalidade poderia trespassar diversos campos de conhecimento, aparentemente tão diversos como física, teologia, política, cultura, entre outros?
Para resolvê-lo, convidou 20 especialistas para escrever, de forma simples e objetiva, em textos inéditos, como o tema se relaciona com suas respectivas áreas de atuação. A lista é invejável: Alfredo Sirkis, Aspásia Camargo, Carlos Minc, Eduardo Viola, Fábio Feldmann, Fernando Almeida, Fernando Gabeira, Fritjof Capra, Gilberto Gil, Ibsen de Gusmão Câmara, José Carlos Carvalho, José Eli da Veiga, José Goldemberg, Leonardo Boff, Moacyr Duarte, Renato Nalini, Rubens Harry Born, Samyra Crespo, Sérgio Besserman e Washington Novaes. Ele mesmo completa a lista, fazendo uma análise de como a mídia trata os assuntos ambientais.
O resultado poderá ser visto a partir de hoje no livro Meio Ambiente no Século 21, que terá dois lançamentos, um no Rio de Janeiro, às 19h, e um em São Paulo, em 30/9 (veja abaixo). Os autores optaram por doar seus direitos autorais a uma organização não-governamental ou projeto ligado à área de sustentabilidade, sendo a questão decidida por número de indicações - o Instituto Socioambiental foi o que recebeu o maior número de recomendações.

O que o brasileiro pensa do meio ambiente

O meio ambiente, no século 21, joga com um panorama desfavorável, de acordo com a última pesquisa O que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2001 pela Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER). Entre os problemas brasileiros considerados mais importantes pelos entrevistados, por resposta estimulada, o tema apareceu em 11º lugar, numa lista de 14 postos, com apenas 4% dos votos. Além disso, 67% consideravam a natureza como ‘sagrada’ - sendo que o homem não deve interferir nela -, e em torno de 40% avaliavam que homens, mulheres ou índios (estes, independentemente do sexo) não fazem parte do meio ambiente.
Uma das conclusões da pesquisa, que começou a ser feita em 1992, é a de que a opinião sobre o assunto tende a estar vinculada com o nível de informação ou formação das pessoas. Neste ponto, apenas 17% dos entrevistados se disseram ‘bem’ ou ‘muito bem’ informados com relação ao meio-ambiente, enquanto 30% se diziam ‘mal’ ou ‘muito mal’ informados. O dado fica mais claro quando se considera que 41% dos entrevistados ainda não ouviram falar do efeito estufa e, embora mais de 70% tenham se declarado simpáticos ao trabalho de organizações ecológicas, poucos foram capazes de mencionar alguma de forma espontânea.
Para Trigueiro, não se deve confundir meio ambiente com fauna e flora, como se fossem sinônimos; a expansão da consciência ambiental “se dá na exata proporção em que [o] percebemos como algo que começa dentro de cada um de nós, alcançando tudo o que nos cerca e as relações que estabelecemos com o universo”. Trata-se de um novo modo de pensar, agindo na base de todas as tomadas de decisões. Quem sabe esta publicação ajude a mudar o pensamento do brasileiro e seu comportamento, ajudando-o a relacionar essas questões com seu mundo cotidiano.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Flávio Soares de Freitas)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.