Panorama
 
 
 

MARCUS BARROS DEFENDE DESENVOLVIMENTO
DIFERENCIADO PARA A AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) - Brasil
Setembro de 2003

O presidente do Ibama, Marcus Barros, representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura do Fórum Amazônia Sustentável; Desenvolvimento, negócios e cidadania, onde defendeu o desenvolvimento sustentável como forma diferenciada para a Amazônia. “A Amazônia já se desenvolveu o suficiente para traçar as marcas próprias do seu desenvolvimento”. O evento faz parte da AmazonTech 2003, que está sendo realizada em Manaus, de 24 a 27 de setembro.
O Fórum tem como mediador o jornalista Paulo Markum, do programa Roda Viva, da TV Cultura. Na abertura do trabalho Markum propôs aos participantes o desafio de explicar o que ele classificou de “uma antiga questão”: É possível ter desenvolvimento e negócios sustentáveis na Amazônia?
Ao explicar sua proposição Barros lembrou que quando o presidente Lula convidou para o Ministério do Meio Ambiente uma ministra do Acre (Marina Silva) e para a presidência do Ibama um amazonense (ele próprio), já havia a determinação de se tratar a região de maneira diferente, acatando a proposição do Programa do PT, de implantar o desenvolvimento sustentável. Para ele o desafio lançado foi o “passar para a prática o que pensamos”, comentou, ao afirmar sua postura desenvolvimentista, na busca do desenvolvimento para a Amazônia.
Barros lembrou, também, a proposição da Agenda 21, no que é chamado de Desenvolvimento Sustentável. Ele afirmou não querer o desenvolvimento a qualquer custo, mas sim, com dignidade e inclusão nacional da Amazônia. Ao finalizar sua apresentação o presidente do Ibama afirmou que o desenvolvimento da região tem que ser diferente, com o máximo de floresta em pé. Citando exemplos de desenvolvimento do Acre e Amapá, Barros avalizou a necessidade de se caminhar nessa esteira, “que é a do aproveitamento sustentável da natureza”.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.