Panorama
 
 
 

MINISTRA ANUNCIA CRIAÇÃO DE GT
SOBRE O BIOMA CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2003

Por meio de uma portaria assinada nessa quinta-feira, foi criado o Grupo de Trabalho sobre o Bioma Cerrado, ligado à Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. O anúncio foi da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura do 3º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, na Universidade Católica de Goiás, em Goiânia. "Onde há fragilidade, são necessários mais investimentos e mais cuidados", disse. Entre as ações previstas para o Cerrado, Marina Silva destacou que um programa específico já está incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal, para a proteção e o desenvolvimento sustentado dos biomas do país.
Também participaram da abertura da Feira o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, o secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, o presidente do Ibama, Marcus Barros, o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Paulo Capobianco, o prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, além de representantes de organizações não-governamentais e de entidades de classe. O 3º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é uma promoção da Rede Cerrado de ONGs em parceria com a prefeitura de Goiânia e com apoio do Ministério do Meio Ambiente.
Para Langone, é preciso trabalhar pela preservação do Cerrado assim como têm sido destinados esforços a outros biomas, como Mata Atlântica e Amazônia. "Não é razoável classificar o Cerrado como a grande fronteira para expansão agrícola. Trata-se de um bioma com muitas sutilezas, de grande valor ecológico e econômico", disse.
O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA lembrou que o Cerrado é o segundo maior bioma do país, abrangendo 12 estados - Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Pará e Rondônia. Uma das principais características do Cerrado é a de ter contato com todos os outros biomas brasileiros, permitindo um constante fluxo genético entre as espécies, especialmente por suas matas de galeria, onde são observadas diversas espécies típicas dos biomas adjacentes.
Em breve, por meio de uma parceria com o IBGE, o Brasil disporá de um mapa de todos os seus biomas. "Esse documento será fundamental para planejarmos ações de preservação e recuperação do bioma, que tem apenas 3,5% de sua área protegida", salientou Capobianco.
O Cerrado, depois que passou a ser considerado como a principal área de expansão para a agricultura, tem perdido áreas naturais em ritmo acelerado, contribuindo para a perda da biodiversidade brasileira. Embora não haja estimativas recentes e conclusivas que apresentem o estágio atual de sua devastação, estudos de meados da década passada sinalizavam que pelo menos 50% do Cerrado já estavam totalmente comprometidos.
O 3º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é aberto ao público, segue até domingo e servirá para colocar em cena a sociobiodiversidade do Cerrado. Estarão expostos e à venda produtos e serviços desenvolvidos pelas comunidades, instituições, ongs, universidades, empresas e governos. São cem estandes representando mais de 150 experiências. Paralelamente, estará acontecendo uma programação cultural com shows e apresentações culturais das tradições e costumes dos povos do Cerrado.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.