Panorama
 
 
 

MINISTRA MARINA SILVA DEFENDE
USO DE ÁREAS DEGRADADAS PARA A AGRICULTURA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Amazônia precisa de modelo de desenvolvimento "particular"

"O modelo de desenvolvimento que este governo quer para a Amazônia é o de um desenvolvimento particular, que associe preservação ambiental, crescimento econômico e justiça social", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta quinta-feira, após encontro com os governadores do Mato Grosso, Blairo Maggi, e do Mato Grosso do Sul, José Miranda dos Santos, o Zeca do PT.
Marina Silva explicou que, desde o anúncio da nova previsão de desmatamento para a Amazônia, de 25 mil quilômetros quadrados, um Grupo de Trabalho formado por 11 ministérios vem trabalhando em uma proposta de desenvolvimento para a região. "Não existe espaço na Amazônia para atividades intensivas de monocultura, mas sim para a produção diversificada, sustentável e adequada às realidades da floresta", salientou. De acordo com a ministra, o Grupo de Trabalho está na fase final da elaboração dessa proposta, que será encaminhada à Casa Civil.
A ministra ressaltou ainda que é preciso ocupar áreas já degradadas para a agricultura, evitando novos desmatamentos. "O Mato Grosso tem entre 12 e 15 milhões de hectares abandonados. Se soubermos aproveitar essas áreas, é possível até dobrar a produção de grãos naquele estado sem cortar mais uma árvore sequer", disse. "Estamos reforçando as parcerias com estados e municípios para que a Amazônia continue sendo Amazônia", comentou.
Na reunião, o governador mato-grossense apresentou projeto para recomposição de matas ciliares em rios que nascem no estado e seguem para a região amazônica. Segundo ele, isso permitiria a preservação da flora e da fauna e inclusive o melhor deslocamento de animais. Essa e outras iniciativas integrariam o chamado Programa Estadual de Preservação Estratégica (Pepe). "O reflorestamento é apoiado pelos produtores do estado", afirmou Maggi. Ele solicitou ao Ministério do Meio Ambiente um estudo sobre a possibilidade de se "flexibilizar" a legislação, permitindo a "realocação" das áreas de reserva legal, que estariam em alguns casos distantes dos mananciais, preservando a flora e, em escala bem menor, a fauna. Conforme o governador, o reflorestamento das áreas nas margens dos rios serviria ainda, no futuro, para abastecimento do mercado de madeira, deficitário naquele estado.
Para a ministra Marina Silva, a proposta mato-grossense é positiva, mas necessita de uma profunda análise quanto às questões legais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, a iniciativa poderia ser contemplada com a Taxa de Reposição Florestal e a linha de adimplência ambiental do Fundo do Centro-Oeste (FCO). Deve ser marcada, em breve, uma reunião de trabalho envolvendo representantes do Ministério, do Ibama e de Mato Grosso para dar seguimento às negociações.
O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, relatou à ministra Marina Silva sua preocupação com a continuidade do Programa Pantanal, que enfrentava um impasse judicial e não está contemplado no novo Programa Plurianual (PPA). Segundo Marina Silva, há um esforço do conjunto do governo para que o programa "saia do papel". "As equipes de organização do projeto estão sendo recompostas e estamos trabalhando para melhorar o aporte de verbas com a divisão de responsabilidades com os ministérios das Cidades e dos Transportes", explicou.

DESMATAMENTO - De acordo com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, a projeção de desmatamento na Amazônia para o período 2001-2002, de 25 mil quilômetros quadrado, é "pouco em relação à área total da Amazônia". "Esse índice corresponde a apenas 0,5% da Amazônia Legal", disse. Além disso, Maggi assegurou que a soja não é a "vilã" do desmatamento, pois ocuparia apenas 0,9% da área desmatada na região. Segundo ele, não há risco de a fronteira agrícola avançar, por exemplo, no entorno da BR-163 (Cuiabá-Santarém), já que os 20% de área que legalmente podem ser desmatados na Amazônia não permitiram uma "escala de produção", não sustentando a atividade agrícola. "As obras de infra-estrutura na Amazônia devem ser acompanhadas da criação de Unidades de Conservação para evitar ainda mais pressão sobre os recursos naturais, considerando que existem regiões com altíssimo valor ecológico que precisam ser preservadas", lembrou a ministra Marina Silva.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.