Panorama
 
 
 

NÚCLEO PICINGUABA, EM UBATUBA (SP), TEM NOVA ESTRUTURA PARA RECEBER VISITANTES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003


Divulgação/SMA
O Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, vai contar com uma nova estrutura na Base de Visitação Pública, localizada na Praia da Fazenda, no km 11 da Rodovia Rio-Santos – BR 101.As melhorias, que serão inauguradas no próximo dia 3 de outubro, às 12 horas, possibilitarão condições mais adequadas para receber os visitantes.
Com essa obra, que contou com recursos do Projeto de Preservação da Mata Atlântica – PPMA, envolvendo os governos do Brasil e da Alemanha, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, por intermédio do Instituto Florestal IF, que administra o parque, vai reestruturar o Programa de Uso Público, direcionando as
atividades para a comunidade do entorno e das regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Durante o evento, que pretende promover a integração do núcleo com as prefeituras da região, serão abertos também o 1° Salão de Exposição de Turismo do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a exposição “Aves da Mata Atlântica”, com fotografias de Edson Endrigo.

A nova estrutura

A estrutura para visitação pública na Praia da Fazenda do Núcleo Picinguaba, começou a ser implantada em 1983, com a construção de um centro de visitantes com auditório para 70 pessoas, sala de exposição, oficina de arte e educação, biblioteca, videoteca e mapoteca, além dos locais de hospedagem. Com a reforma, além das melhorias na hospedaria e no centro de visitantes, a base passa a ter também uma churrasqueira, um estacionamento e nova guarita.
A base de visitação encontra-se no extremo norte do parque, a 8 km da divisa com Parati, no Estado do Rio, e foi construída para aproveitar o grande potencial ecoturístico e educativo do Núcleo Picinguaba como as praias praticamente desertas, trilhas interpretativas, que permitem contato com diversos ecossistemas da Mata Atlântica, como as matas de encosta, manguezais, restingas e ambientes marinhos costeiros, além da aldeia indígena Boa Vista e das comunidades das vilas caiçaras, todas com suas culturas tradicionais preservadas.
O Parque Estadual da Serra do Mar ocupa 80% do Município de Ubatuba e, por esse motivo, o Instituto Florestal e a prefeitura local trabalham em parceria para promover a utilização da base por escolas e atrair turistas, desenvolvendo atividades de educação ambiental para a formação de agentes difusores sobre a temática da Mata Atlântica.
O Núcleo Picinguaba recebe, ao longo do ano, mais de 60 mil visitantes, chegando a hospedar cerca de 2.500 pessoas, que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cíntia Frassini

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.