Panorama
 
 
 

PÁSSAROS SÃO APREENDIDOS NO SUL DA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) – Brasil
Setembro de 2003

O Ibama apreendeu cerca de 800 canários-da-terra nos municípios de Itanhém e Medeiros Neto, Extremo Sul da Bahia, no último sábado, 8 de setembro. Na maior apreensão, denúncia repassada por morador, levou a equipe de fiscais a casa adaptada para servir como depósito de animais silvestres na cidade de Itanhém e a flagrar, no mesmo local, o carregamento do caminhão baú que levaria 600 pássaros para serem vendidos na feira livre de Lajedo, em Pernambuco.
No momento da chegada dos fiscais, um caixote com mais de 300 pássaros estava na carroceria, enquanto outros 300 eram ainda acondicionados para a viagem. Além dos canários, havia também outros oito pássaros silvestres, como azulão, curió, cardeal e papa-capim. A proprietária da casa, Isonete Alves da Silva, que também portava o documento do caminhão, confessou comprar os canários de moradores locais por valores que variam de um a quatro reais.
Em seu depoimento, disse ao Ibama já ter feito dois outros carregamentos de pássaros neste ano e que não é a única a realizar a compra e o transporte dos canários na região. Segundo ela, outros caminhões de Belo Horizonte e de Pernambuco vêm buscar pássaros, principalmente canários-da-terra, nesses dois municípios baianos. Isonete foi multada em R$ 300 mil pela posse dos 600 pássaros e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Itanhém, onde responderá a inquérito criminal. O caminhão baú foi apreendido.
Debilitados - De acordo com a coordenadora do Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis, Ligia Ilg, os pássaros estavam todos muito debilitados. "Estavam faminto, já há muito tempo sem água e comida, e no meio de muita sujeira. E o confinamento era intenso. É quase inacreditável a quantidade de pássaros que transportavam em um caixote de madeira fechado", disse Ligia. Até o momento, cerca de 50 canários morreram.
Horas após a apreensão, outros pequenos flagrantes foram feitos pelo Ibama em estradas, em frente a residências e em bares da região, quando foram encontrados mais 200 canários. "Boa parte desses pássaros estava em gaiolas ou viveiros na rua, possivelmente à espera de compradores", relata João Luiz Monti, chefe do Escritório do Ibama em Teixeira de Freitas e coordenador da equipe de fiscalização.
Para ele, as péssimas condições sociais da região acabam empurrando as pessoas para o comércio ilegal de animais silvestres. "Junto com a ação repressiva, percebemos que é necessária uma outra forma de atuação que leve educação ambiental e alternativas de renda a essas comunidades", disse Monti.
Para José Augusto Tosato, Gerente Executivo do Ibama em Eunápolis, a hora é de propor um grande pacto regional contra o tráfico de animais silvestres, que é intenso no Sul da Bahia. "Sabemos que essa apreensão deve ser apenas a ponta de um iceberg. Acreditamos que uma busca de solução para o problema deverá passar por uma ação articulada com prefeitos, com o Governo de Estado, com a imprensa e com os diversos setores da sociedade civil", afirmou Tosato.
Todos os pássaros seguem hoje para a Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis, de onde serão encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama em Vitória da Conquista. Os canários serão agora tratados e preparados para serem reintroduzidos na natureza. A equipe de fiscalização foi composta por João Luiz Monti, Reginaldo Luiz Santos Melo, Jailson Nascimento Silva e Wilson Costa Mendes.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.