Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DA FUNAI REÚNE-SE
COM LÍDERES DE RORAIMA

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) - Brasil
Setembro de 2003

Mais de cinqüenta lideranças indígenas, incluindo representantes dos povos macuxi, yanomami, wapichana, wai wai, ingarikó e taurepang vão participar de reunião com o novo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, amanhã (19/9) na sede do Conselho Indígena de Roraima - CIR. Os principais temas a serem debatidos são a homologação da terra Raposa Serra do Sol e a construção de outra política indígenista no âmbito do Governo Federal.
Mércio aceitou o convite feito pelo CIR para participar da 3ª Reunião Ampliada da organização em 2003, que acontece desde hoje e vai até o dia 20 de setembro em Boa Vista. No primeiro contato com o novo presidente do órgão indigenista, os líderes querem saber que caminhos a presidência da Funai vai percorrer para acelerar a homologação de Raposa Serra do Sol, em território contínuo, conforme estabelece a portaria 820/98 do Ministério da Justiça.
O CIR quer uma posição clara do presidente sobre a retirada de invasores instalados ilegalmente no interior das terras indígenas, por exemplo, garimpeiros na área Yanomami e fazendeiros, arrozeiros e ‘corrutelas’ em Raposa Serra do Sol. Os tuxauas também vão mostrar ao presidente as formas de desenvolvimento que as comunidades implementam nas áreas quando as áreas estão livres da presença de invasores.
O debate sobre política indigenista vai girar em torno da realização da Conferência Nacional de Política Indígenista que o CIR defende como sendo a única condição para se construir, democraticamente e com a participação ampla dos povos e organizações indígenas e indigenistas, os rumos que o Governo deve trilhar no tratamento aos povos originários do Brasil.
O movimento indígena quer pressa na concretização de mudanças na ação indígenista do Governo Federal. Existem sinais de que o governo Lula está disposto a realizar a Conferência para definir novos rumos, mas, em quase 10 meses de governo, nenhum encaminhamento concreto foi dado.

Fonte: CIR – Conselho Indígena de Roraima (www.cir.org.br)/ www.amazonia.org.br
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.