Panorama
 
 
 

PRESIDENTE RUSSO EMPURRA
ACORDO CLIMÁTICO COM A BARRIGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rejeitou o pedido da ONU e de lideranças européias para que ratifique rapidamente o Protocolo de Kyoto. Putin falou ontem na abertura da conferência sobre mudanças climáticas da
ONU, em Moscou. Para o Greenpeace, diante das evidências dos impactos das mudanças climáticas, que configuram o mais grave problema ambiental do mundo, a atitude de Putin coloca o planeta sob grave risco.
A ratificação pela Rússia tornou-se fundamental para que o documento entre em vigor, desde que o governo americano renunciou à assinatura do acordo em 2001. A finalidade do Protocolo é reduzir em 5,5% a emissão dos gases de efeito estufa referentes aos níveis de 11000, até 2008. Os EUA são responsáveis por um terço das emissões globais. Os gases de efeito estufa mais comuns são o dióxido de carbono e o metano.
“O presidente russo já teve mais de três anos para analisar como o Protocolo de Kyoto poderia ser implementado na Rússia, e sua tentativa de ganhar tempo poderia ser prejudicial a todo o processo”, afirmou o consultor político do Greenpeace Steven Guilbeault. “A Rússia pode desempenhar um papel de liderança e contribuir para a solução do problema das alterações do clima, ou pode escolher ficar do lado de George W. Bush”.
Durante a Cúpula da Terra em 2002, o governo russso anunciou que o país ratificaria o documento “em breve”. Entretanto, o processo passou a sofrer grande pressão por parte das forças anti-Kyoto, provenientes por exemplo do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Comércio da Rússia.
“Está tudo pronto para a ratificação russa”, disse Guilbeault. “Uma emenda legislativa já foi acordada em setembro por um grupo interministerial liderado pelo vice-primeiro-ministro Khrastenko. Agora está nas mãos de Putin. Ele tem uma responsabilidade política, econômica e ambiental não somente com a Rússia, mas com o mundo”.
"Não se trata mais de uma questão de convicção sobre a importância de assinar o Protocolo”, disse o coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace, Sérgio Dialetachi. “Sabendo de sua importância estratégica, o que a Rússia está fazendo agora é barganhar com as forças favoráveis e contrárias ao Protocolo. Os americanos acenam com um eventual apoio financeiro para que a Rússia não ratifique o acordo, enquanto Putin pede mais vantagens aos europeus, interessados na ratificação."
Para que entre em vigor, é necessário que o protocolo seja ratificado por um grupo de países que contabilizem 55% das emissões globais de 11000. As assinaturas até agora somam apenas 44,2% dos gases emitidos. Até o momento 119 países, incluindo o Brasil, ratificaram, aceitaram ou aderiram ao acordo. Dos 37 países que haviam concordado em reduzir suas emissões, cinco ainda não ratificaram o Protocolo: Rússia, Austrália, EUA, Mônaco e Liechtenstein.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.